Base Histórica 2018-05-18T09:19:03+00:00

\\ BASE HISTÓRICA

História

A história do Colégio Martinus está intimamente ligada à cultura dos imigrantes alemães em Curitiba e ao vínculo com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).  Dessa raiz herdamos e preservamos a valorização do conhecimento, do estudo, da disciplina e do cultivo da fé cristã para a formação das crianças e jovens.

Foi da ligação entre a imigração alemã e a igreja luterana deu início à fundação do Colégio Martinus, em 1948, pela “Comuna Alemã de Curitiba”, funcionando junto inicialmente junto à Comunidade do Redentor e mais tarde em prédio próprio.

As atividades do Colégio surgiram por iniciativa do P. Soboll no ano de 1948. Surgia a “Escola Evangélica de Curitiba” com duas turmas, uma de Jardim de Infância e outra da antiga 1ª série primária. Em 1951 a primeira turma concluiria o Curso Primário e já em 1953 teria início o Curso Ginasial, que atualmente equivaleria ao Ensino Fundamental II. Nesse mesmo ano a Escola Evangélica de Curitiba passou a se chamar “Ginásio Martinus”, em homenagem a Martinho Lutero. O Colégio continuou progredindo e em 1965 teve início a oferta do Ensino Secundário, equivalente ao atual Ensino Médio. Nesse mesmo ano passou a ter o nome que o identifica até os dias de hoje: “Colégio Martinus”. Em 1968, quando completou 20 anos de existência, foi inaugurado o novo prédio escolar, o atual “Prédio Principal”, com salas amplas e corredores largos.

Foi em 1981, no ano do seu 33º aniversário, que o Colégio Martinus expandiu as suas atividades para o Bairro Portão, criando o que foi chamado na época de “Martinus Júnior”. As aulas iniciaram no espaço da Igreja Nova Esperança, tal como já havia acontecido em 1948 na atual Unidade Centro. O Martinus Junior cresceu e se tornou uma referência para a Comunidade do Bairro Portão e hoje atende quase 500 alunos, da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental.

Entre 2006 e 2017, o Colégio Martinus atuou na formação profissionalizante de nível médio, em prédio próprio na Rua Trajano Reis, ofertando cursos como o Técnico em Estética e o Profissionalizante em Massoterapia. As formações técnicas eram antes ofertadas junto ao Martinus Centro, desde a década de 1970, tendo por muitos anos ofertado, entre outros, o Curso de Magistério.

Em 2012, a Escola Bom Pastor de Ponta Grossa foi incorporada ao Colégio Martinus passando a funcionar como uma de suas unidades de ensino. Após um intenso trabalho de reorganização pedagógica e administrativa, hoje a qualidade da formação do Colégio Martinus está também nos Campos Gerais.

O Colégio Martinus desde 1948 presta relevantes serviços educacionais, com foco na Educação Básica, pautado sempre no valor do conhecimento, da disciplina e do estudo, tendo como base os valores da fé cristã luterana, buscando uma formação integral do ser humano.

conheça nossa proposta pedagógica
nossa estrutura: martinus auditorium