Base Histórica

A história do Colégio Martinus está intimamente ligada à cultura dos imigrantes alemães em Curitiba e ao vínculo com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. Dessa raiz herdamos e preservamos a valorização do conhecimento, do estudo, da disciplina e do cultivo da fé cristã para a formação das crianças e jovens para sua inserção emancipada no mundo do trabalho e na sociedade contemporânea.

Foi da ligação entre a imigração alemã e a Igreja Luterana que deu início à fundação do Colégio Martinus, em 1948, pela “Comuna Alemã de Curitiba”, funcionando junto inicialmente junto à Comunidade do Redentor e mais tarde em prédio próprio.

Prédio da sede
1948

Sob a liderança do Pastor Soboll, foram criadas a 1ª e 2ª séries do curso primário, com a denominação de Escola Evangélica de Curitiba, pertencente à Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba (CELC). As aulas aconteciam na Igreja do Redentor.

1950

A Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba decide pela construção de um prédio (futuro Ginásio Martinus) no terreno da CELC, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, que foi inaugurado no ano de 1952. As salas e o salão do edifício Centro Luterano foram adaptados para o funcionamento do Ginásio Martinus.

1953

A Diretoria do Ensino Secundário do MEC autorizou, pela portaria n° 386, que o Ginásio Martinus ofertasse o curso ginasial (reconhecido em 27 de abril de 1970, através do Ato n°2 e Portaria n° 283, da Diretoria do Ensino Secundário). Nesse mesmo ano, foi decidido que o Ginásio Martinus seria construído com quatro pavimentos junto ao Centro Luterano.

1964

A antiga Casa Paroquial foi demolida para que pudessem prosseguir com a construção dos quatro pavimentos do prédio principal do Ginásio Martinus.

1965

A construção do Ginásio Martinus foi concluída. Nesse mesmo ano, o Ginásio passou a ser denominado Colégio Martinus. Autorizado pelo Ato n° 18, da Inspetoria Seccional de Ensino Secundário de Curitiba, e a ofertar o curso colegial secundário.

1968

O prédio central do Colégio Martinus foi inaugurado. Passou a ser ofertado o curso Normal Colegial, autorizado pelo Decreto Estadual n° 13.302, de 04 de dezembro de 1968, e, reconhecido, em 17 de agosto de 1971, através do Decreto Estadual n°662.

1968

Foi concretizada a compra do Imóvel da esquina Carlos Cavalcanti e Almirante Barroso, de propriedade da família Athayde. O prédio (tombado) foi utilizado para o funcionamento de salas de aula. Inclusive, nele foi instalada, em 1969, uma Classe Especial para alunos excepcionais (considerada a primeira Classe Especial em Escola Particular do Paraná). Atualmente o prédio está desativado.

1974

Pelo Decreto Governamental n° 6004, de 25 de setembro de 1974, o Colégio Martinus foi autorizado a funcionar como Escola Reorganizada de 1º Grau (1ª à 8ª série), de acordo com a Lei 5.692/71.

1980

O Colégio abriu uma nova unidade (Martinus Portão) junto à Comunidade Luterana Nova Esperança, no bairro Portão.

1983

Autorizado o funcionamento do Ensino Pré-Escolar - Maternal e Jardim de Infância.

Autorizado o funcionamento do curso de 2º grau – Educação Geral.

2006

Foi criado o Centro de Educação Profissional (CEP) que passou a oferecer cursos técnicos e profissionalizantes.

2009

Em 18 de maio, o Colégio Martinus passou a ofertar Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, de acordo com a modificação do art. 32 da LDBEN pela Lei nº 11.274/2006, a qual determinou a ampliação da duração do ensino fundamental obrigatório para 9 anos, iniciado aos 6 anos de idade.

2012

O Colégio Martinus tornou-se responsável pela gestão pedagógica e administrativa da Escola Bom Pastor em Ponta Grossa-PR.

2014

Após reforma para a ampliação de seu espaço e capacidade de público, o Martinus Auditorium foi inaugurado.

2018

O Colégio Martinus deu início, no mês de julho, ao atual projeto institucional que, desde então, vem ampliando o compromisso para com a comunidade escolar por meio da consolidação da proposta pedagógica e da adequação da estrutura física das unidades de ensino, de maneira que essas estejam adaptadas às tendências e necessidades da escola contemporânea.