Bate-papo e interação sobre o Projeto Transição

Para que os alunos do 9º ano conheçam algumas das novidades que os aguardam no Ensino Médio, a coordenadora pedagógica costuma ir até a Unidade Portão para um bate-papo com eles sobre isso, na primeira atividade do Projeto de Transição.

Neste ano, a conversa foi diferente: quem conduziu a conversa foram alunos do Ensino Médio. Divididos em três grupos, os alunos puderam ouvir sobre o projeto de Iniciação Científica, os Simulados e as aulas de Alemão e possibilidades de Bolsa, através da experiência de alunos como eles, que vivenciaram essa mudança e conhecem os medos e curiosidades.

Sobre o projeto:

O Projeto de Transição tem como objetivo preparar os alunos para a próxima etapa de ensino. Ele acontece na transição entre a Educação Infantil e o 1º ano do EF, do 5º para o 6º ano e do 9º para o Ensino Médio. Nas atividades do projeto, os alunos têm a oportunidade de tirar as dúvidas com alunos, professores e Equipe Pedagógica, além de experimentarem vivências típicas da etapa seguinte antes de chegarem lá. Entre as atividades do projeto estão miniaulas com os professores novos, desenhos sobre as expectativas, conversa com a Coordenadora Pedagógica, acompanhamento da rotina da turma (participação no momento do hino, divisão das aulas por área, etc.), atividades de integração entre as turmas, o “Schültüte” (cone escolar) e outras vivências. Dessa forma, a mudança na rotina e o ingresso em uma nova etapa se tornam mais tranquilos para os alunos, que conseguem acompanhar as mudanças e aproveitar melhor a nova fase.

2019-05-16T17:17:46+00:00 17 maio 2019|Centro|