Competências Socioemocionais

Programa DIGA está sendo implementado em todos os anos  do Ensino Fundamental

Desde 2019, as Unidades de Ensino de Curitiba participam do Programa DIGA, da UFPR, que visa à prática de relações positivas na escola e a prevenção ao bullying. Neste ano, o programa está sendo implementado na Unidade Bom Pastor, em Ponta Grossa,  com os alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental I.

Com cartazes espalhados pela escola, que apresentam as expressões relacionadas às emoções, como controlar a raiva e de como evitar conflitos, os alunos reconhecem suas emoções, nomeiam o que sentem e compartilham com colegas e equipe escolar, podendo, assim, fortalecer sua saúde emocional.  “Respeitar uma criança a ajuda no seu desenvolvimento sociemocional, na sua autoestima, na sua sensação de segurança, muda o seu olhar frente à vida. Ela sabe que tem pessoas que a consideram, a compreendem, a escutam e a ajudam quando é preciso.”  Rafael Vera Cruz de Carvalho – Relacionamentos Positivos na Escola. Juruá, 2020.

Professores do Fundamental I

2021-05-26T13:11:20+00:00 26 maio 2021|Bom Pastor|