Ensino de Idiomas 2019-09-30T14:33:17+00:00

\\ ENSINO DE IDIOMAS

Aprender uma língua estrangeira é um caminho que possibilita ampliar o conhecimento de mundo e abrir portas para novas oportunidades. Funciona como um passaporte que abre fronteiras e oportunidades na vida.

O Colégio oferta o ensino de Língua Alemã e de Língua Inglesa com elevado nível de aproveitamento.

Buscando proporcionar uma estrutura de ensino qualificada, o Colégio Martinus possui parceria com o Goethe-Institut e com a Cultura Inglesa, para que as aulas de idiomas tenham alta qualidade, seguindo padrões de qualidade com certificação internacional. Os programas de ensino seguem as bases no Quadro Comum de Referência Europeu para línguas estrangeiras. Esse quadro divide as competências linguísticas em três níveis: falante básico (Níveis A1 e A2), falante independente (Níveis B1 e B2) e falante proficiente (Níveis C1 e C2).

Dessa forma, o ensino de línguas estrangeiras oferecido pelo Colégio Martinus permite um domínio dos idiomas para além do que se costuma obter em escolas, proporcionando um ensino aprofundado, assim como a preparação para a realização de exames de proficiência.

\\ ALEMÃO

A Língua Alemã no Colégio Martinus

A história do Colégio Martinus está intimamente ligada à língua e à cultura Alemã e, por este motivo, não poderíamos deixar esta língua estrangeira fora do nosso currículo. Além disso, vivemos um momento em que o domínio de diferentes línguas é essencial para o futuro profissional de nossos alunos. Tendo em vista a sua importância e a nossa história, o ensino da Língua Alemã é uma ponte entre a nossa trajetória histórica e o nosso futuro.

O ensino da língua Alemã foi reintroduzido no Colégio Martinus em 2010 e, no mesmo ano, foi feita a parceria com a Iniciativa PASCH (na época, Projeto PASCH). No início, as aulas de língua alemã eram ministradas nos anos iniciais, do Infantil 5 ao 5º ano, e nos anos seguintes, a língua estrangeira foi estendida gradativamente para as outras turmas, até que, em 2015, iniciaram as aulas de Alemão no Ensino Médio.

Nossos estudantes na Alemanha

Até o momento, nossos estudantes já foram contemplados com mais de 30 bolsas de estudos. Além disso, a Iniciativa Pasch oferece constante aprimoramento as docentes. Nos últimos 8 anos, os professores de alemão do Colégio Martinus receberam 12 bolsas para realizarem seus estudos na Alemanha.

Aulas de Alemão no currículo regular

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, nosso currículo objetiva proporcionar aos alunos aulas de Alemão adequadas a cada nível de ensino (da aquisição  das primeiras palavras, por meio do lúdico, na Educação Infantil à realização de exames oficiais avançados no Ensino Médio) e despertar o interesse pela língua e cultura alemã.

Além disso, buscamos:

• Despertar e cultivar o interesse dos alunos pela língua alemã;
  • Oferecer aulas de Alemão para os diferentes níveis de ensino, desde A1 até B2;
  • Contemplar as quatro habilidades linguísticas: ler, escrever, falar e ouvir;
  • Promover eventos culturais ligados à tradição alemã;
  • Preparar os alunos, durante as aulas, para as provas de certificação;
  • Aumentar o nível de língua dos alunos para que um maior número possa realizar a prova de proficiência A2 no 9º ano e B1 até o final do Ensino Médio;
  • Possibilitar situações reais e de uso cotidiano na língua estrangeira.

Para que possamos alcançar a excelência no Ensino de Língua Alemã e dar sequência a esse projeto diferenciado, possibilitamos formação continuada para o corpo docente da área e reuniões quinzenais para planejamento e avaliação do trabalho; trazemos aspectos culturais para as aulas de Alemão (Landeskunde); contemplamos os assuntos de interesse dos alunos nas aulas; variamos o formato das aulas e das atividades desenvolvidas; utilizamos mais recursos tecnológicos durante as aulas, tais como aplicativos e ferramentas;  abordamos temas específicos preparatórios para as provas de certificação, tais como vocabulário, temas e formato de prova; aplicamos simulados preparatórios para as provas de certificação; apoiamos e possibilitamos viagens de intercâmbio para os alunos, nas quais adquirem experiências interculturais.

O Colégio Martinus aplica exames de Certificação realizados pelo Goethe-Institut. No Ensino Fundamental são as Provas Goethe Fit in Deutsch 1 e 2 – níveis A1 e 2 e no Ensino Médio é a Prova Goethe Zertifikat – nível B1. (Esse nível é a meta estipulada para todos os alunos do Ensino Médio, porém os que estiverem mais avançados poderão realizar a prova de nível B2).

\\ INGLÊS

O Colégio Martinus trabalha com a língua inglesa a partir do 4° ano do Ensino Fundamental I e se estende até o Ensino Médio como atividade obrigatória. O trabalho docente conta com a parceria da Cultura Inglesa Idiomas, o que assegura uma supervisão do trabalho pedagógico, apoio didático e treinamento da equipe docente. Ao longo do curso, os alunos e alunas são preparados para prestar os Exames de Certificação da Universidade de Cambridge. As provas são aplicadas a partir do Ensino Fundamental II. Devido à parceria com a Cultura Inglesa, os alunos do Ensino Médio que tiverem interesse, podem realizar uma viagem de estudos à Inglaterra, onde fazem um curso intensivo em uma escola de idiomas e participam de atividades culturais e turísticas.

EM 2015 O COLÉGIO MARTINUS RECEBEU DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE O RECONHECIMENTO DE CENTRO PREPARATÓRIO DE EXAMES, UM IMPORTANTE PASSO PARA O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO.

Os alunos e alunas do Colégio Martinus poderão prestar os Exames KET (A2), PET (B1) e (FCE (B2).  O nível B2 é a meta estipulada para todos os alunos do Ensino Médio, porém os que estiverem mais avançados podem chegar a realizar o Exame CAE (C1).