Fala Sério!

Terceiro encontro do Projeto propôs reflexão sobre a vida

No terceiro encontro do Fala Sério, alunas e alunos do Fundamental II refletiram sobre o tema “Vida”.

Todas as pessoas têm a necessidade de serem amadas incondicionalmente, mas as dificuldades da vida ofuscam o “sentir” este amor. Perdas, traumas, bullying e outros sofrimentos, acabam afetando uma parte importante do corpo: a mente.

A mente fica cansada e muitas vezes doente, levando algumas pessoas à depressão, comportamento autolesivo, ideias suicidas e outras acabam optando por uma forma de anestesiar as “dores da mente”, usando drogas. Quem está com a mente cansada ou doente precisa de acolhimento, não de julgamento; precisa de uma rede de apoio, formada por familiares, amigos da escola, amigos da Igreja e, às vezes, profissionais como psicólogos e psiquiatras. Essa rede de apoio tem a intenção de cuidar e preservar a vida. Além dessas pessoas, há um grupo de voluntários preparados para ouvir as dores por meio telefônico ou chat, o CVV – Centro de Valorização da Vida, 188. Quando a mente está cansada  e é acolhida e tratada, é possível começar de novo, por dentro!

A partir desses dados, no final do encontro, alunos e alunas falaram palavras de valorização uns aos outros. Foi um tempo muito especial de respeito, abraços, carinho e atenção.

Sobre o projeto Fala Sério

O projeto Fala Sério, organizado em quatro encontros, objetiva proporcionar um espaço de diálogo sobre assuntos pertinentes à idade, estimulando o desenvolvimento das competências socioemocionais, promovendo o fortalecimento do vínculo com seus pares e com a Equipe Pedagógica.

2019-09-17T17:41:19+00:00 17 setembro 2019|Centro, Portão|