31 Maio, 2022

Estudantes recebem certificados internacionais de proficiência em línguas alemã e inglesa

Cerimônia de entrega ocorreu na segunda-feira, dia 30 de maio

Na noite da última segunda-feira, 30 de maio, no Martinus Auditório, ocorreu a cerimônia de entrega dos certificados internacionais de proficiência em línguas alemã e inglesa. Na área de inglês, os documentos são expedidos pela Universidade de Cambridge e, em alemão, pelo Goethe-Institut.

A cerimônia certificou 61 estudantes do Colégio Martinus - Centro e Portão que, em 2021, prestaram os exames oficiais e obtiveram aprovação em um dos níveis pretendidos. Os níveis obtidos nos exames, realizados nos meses de novembro e dezembro de 2021, vão de A1 a B2 em alemão e de A2 a C1 em inglês, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Durante a cerimônia, a diretora educacional, Rosimary Watanabe de Lima parabenizou todos os estudantes, mencionando, também, as duas alunas que, neste ano, foram contempladas com bolsas de intercâmbio para a Alemanha. Isabele Legat de Menezes e Vivian Lobo Guimarães, no dia 2 de julho, embarcam para Frankfurt, onde estudarão durante duas semanas. Uma conquista possibilitada por meio da Parceria PASCH, que teve como critério decisivo o  bom desempenho nos exames Goethe Zertifikat.

Além da entrega dos certificados aos alunos do Colégio Martinus, a cerimônia também contou com a entrega dos certificados às professoras de Língua Alemã, Daniele Furmann, Margit Winter e Cristina Luz, que, no ano passado, obtiveram excelente desempenho na prova Goethe-Zertifikat e alcançaram o resultado C2, o mais alto nível de proficiência. Na ocasião, o diretor-geral, professor Dr. Leandro Sieben, parabenizou todas as professoras envolvidas no projeto de Línguas Estrangeiras e destacou que a Instituição está unificando as línguas em um único setor e, assim, promovendo novos projetos que visam à educação contemporânea. Sieben também comentou que o Colégio está buscando um diálogo com a Academia para formar potenciais profissionais para trabalhar com eficiência o multilinguismo na  Educação Básica. O diretor destacou, ainda, que, para o Martinus, o importante é saber o seu posicionamento e trabalhar com segurança e eficiência em busca da excelência. Por último, agradeceu às famílias pela confiança depositada no Colégio.

O tradicional evento do Colégio Martinus, que após dois anos retomou suas atividades, contou com uma novidade: a participação especial da Banda Martinus. Estiveram presentes, também, na solenidade, autoridades representando a Cultura Inglesa e o Instituto Goethe de Curitiba, parceiros da Instituição.

As certificações Goethe Zertifikat e Cambridge English Assessment, entregues aos alunos no evento, são aceitas em todo o mundo, com prazo de validade ilimitado. Os documentos comprovam o nível de conhecimento dos estudantes no idioma e permitem que os aprovados tenham fácil acesso  a universidades, mais possibilidades de obtenção de bolsas de estudos, melhores oportunidades de trabalho em empresas de diferentes ramos e em órgãos governamentais.