Língua Alemã

Por que falamos Alemão?

A história do Colégio Martinus está intimamente ligada à língua e à cultura Alemã e, por este motivo, não poderíamos deixar esta língua estrangeira fora do nosso currículo. Além disso, vivemos um momento em que o domínio de diferentes línguas é essencial para o futuro profissional de nossos alunos. Tendo em vista a sua importância, a seguir contaremos um pouco mais sobre o ensino do Alemão no Colégio Martinus.

Quando os alunos aprendem Alemão?

As aulas de Alemão são oferecidas do Infantil 5 ao 3º ano do Ensino Médio. Nos primeiros anos, os alunos têm duas aulas semanais e, após o 6º ano, a carga horária passa para três. Um marco muito importante para os alunos é a entrada no primeiro ano do Ensino Fundamental, quando iniciam formalmente a vida escolar, e isto é comemorado com uma tradição alemã: a Schultüte (cone escolar).

Foto: Schultüte

Durante a sua trajetória escolar, os alunos avançam na língua alemã e realizam as provas oficiais de certificação, com as quais comprovam a sua proficiência na língua estrangeira. Além disso, o Colégio Martinus, em parceria com o Projeto PASCH e o Instituto Goethe, oferece bolsas de estudos na Alemanha.

Provas de certificação

As provas de certificação em língua alemã são realizadas pelos alunos em diferentes momentos da trajetória escola, conforme o nível em que se encontram. A primeira prova oficial é realizada logo após concluírem o nível iniciante, denominado A1. A classificação por níveis é feita através do “Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas”. A seguir temos fotos da entrega de certificados no ano de 2017, momento este de reconhecimento e muito esperado pelos alunos.

Foto: Entrega de Certificados (2017)

Para mais informações sobre o “Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas” acesse: https://www.goethe.de/ins/br/pt/m/spr/kon/stu.html

Bolsas de estudo

O Colégio Martinus, em parceria com o Instituto Goethe e com o projeto PASCH (Escolas: uma parceria para o futuro), viabiliza viagens para a Alemanha para os alunos e para os professores de Alemão. Anualmente a Escola recebe bolsas de estudo, que são repassadas para os alunos (em média duas bolsas anuais) e os professores também são contemplados.     Esta oportunidade é muito bem aproveitada. No retorno, os alunos relatam como foi interessante estar em um país diferente, empregar a língua que estudam e também a oportunidade de conhecer pessoas diferentes. Atualmente, um aluno do Colégio Martinus, que foi contemplado com um intercâmbio de um ano, está na Alemanha cursando o 2º ano do Ensino Médio e estudando música. O aluno Adriano Trarbach relata que:
“Sem o estudo da língua alemã e a bolsa do Goethe-Institut por meio da Iniciativa PASCH, não sei como eu teria chegado na Alemanha. Aproveitar as oportunidades que são nos dadas é extremamente importante, pois elas podem mudar o rumo da nossa história”.

Texto completo do aluno Adriano: http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/archives/539-Quando-a-vida-muda-de-rumo-e-vai-na-direco-de-um-sonho.html

Os professores de Alemão do Colégio também estão em constante aperfeiçoamento, seja em cursos na Alemanha ou no Brasil, e priorizam o ensino de qualidade e repassam a sua paixão pelo país e pela cultura.

Foto: Aluno Adriano Trarbach atualmente na Alemanha

Foto: Alunas Audrey Suzuki e Helena Dezotti no embarque para a Alemanha em 2015.

Para finalizar, só podemos dizer: Deutsch ist fantastisch!

2018-11-13T21:04:20+00:00 09 novembro 2018|Sem categoria|