Ludicidade na aprendizagem da Matemática

As atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, são grandes aliadas na construção do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem das crianças. Dessa forma, para estudar a composição de dezenas e centenas e formar esses conceitos, nas aulas de Matemática da turma do 2° ano da Unidade Bom Pastor,  foi utilizado o jogo “Nunca 10”.

Nessa brincadeira, os alunos utilizam dois dados para jogar, o resultado da soma dos dados será a quantidade de palitos que o estudante vai juntar. Quando acumula 10 palitos, os alunos devem uni-los com elásticos. Vence quem acumular 10 dezenas, formando, assim, uma centena.

A partir dessa dinâmica, os estudantes formularam conceitos básicos como unidade, dezena e centena de forma divertida, além de desenvolverem habilidades como coordenação motora, percepção visual, sequência lógica, conceitos numéricos, trabalho em equipe e cooperação. Dessa forma, assimilaram, de maneira prazerosa, o conteúdo trabalhado.

Atividade desenvolvida pela profª: Raquel

2019-04-09T17:28:32+00:00 09 abril 2019|Sem categoria|