Magia e encantamento na contação de histórias para o Fundamental I

Na quarta-feira, dia 8 de maio, uma bruxa invadiu a Biblioteca para contar histórias para os alunos do Fundamental I da Unidade Bom Pastor. Com muita magia e encantamento, a personagem envolveu os alunos no mundo da fantasia. Foram momentos incríveis em que todos ficaram vidrados no que ela dizia. Ao final, a Bruxa convidou três voluntários para, juntos, fazerem uma magia.

E não é que deu certo? Transformaram uma água roxa em límpida e transparente, após a plateia e um dos voluntários, que vestia um chapéu, dizerem as palavras mágicas: “Sim salabim, faça uma mágica para mim!”. O segredo? Ninguém sabe, afinal, uma bruxa nunca revela seus segredos…

A importância da contação de histórias

Ao ouvir histórias, as crianças têm a oportunidade de observar e se identificar com as situações que os personagens vivem, seus sentimentos, dúvidas, desenvolvendo, assim, a empatia, pois se imaginam nas mesmas circunstâncias. Dessa forma, as narrativas literárias ajudam a desenvolver a criatividade, a imaginação, pois as crianças se colocam em situações que nunca vivenciaram e tentam pensar em soluções para elas. Além disso, por meio da contação de histórias, as crianças ampliam seu vocabulário, adquirem novos conceitos, descobrem novos espaços culturais, divertem-se e aprimoram as capacidades sociais, que são habilidades propostas na BNCC. Mesmo que elas já saibam ler, ouvir histórias contadas por um adulto transmite segurança, além da troca e do momento afetivo que o proporciona.

2019-05-13T17:49:57+00:00 13 maio 2019|Bom Pastor|