Mindfulness no turno Integral

Prática tem por objetivo gerenciar as emoções, estimular a concentração e ampliar a coordenação motora ampla.

A partir do segundo semestre de 2019, as turmas do integral estarão realizando atividades semanais de Mindfulness. As práticas iniciaram na primeira semana de aula, após o recesso escolar.

A técnica Mindfulness tem por objetivo estimular a concentração plena nas experiências, atividades e sensações do presente, também ajuda a melhorar a capacidade mental e a produtividade. Por meio dos exercícios propostos, a criança deve se concentrar, durante um período de tempo, em determinada coisa, como um objeto ou nas próprias reações de seu corpo: a respiração ou os batimentos cardíacos, por exemplo.

A primeira atividade realizada foi o “Círculo da atenção”, na qual as crianças formaram um círculo, que tinha em seu centro uma bandeja e sobre ela um copo vazio e uma garrafa com água. Com o objetivo de que os alunos colocassem parte da água da garrafa no copo que estava vazio, após colocar a água no copo, as crianças andaram com a bandeja em torno do círculo, retornando ao ponto de partida e, em seguida, passando a vez para o próximo amigo.

No segundo exercício de Mindfulness utilizamos um sino. Cada criança   foi responsável por segurar o sino e passar para o amigo, sem deixá-lo soar.

Esse tipo de prática pedagógica tem por objetivo gerenciar as emoções, estimular a concentração e ampliar a coordenação motora ampla.

2019-08-07T17:59:12+00:00 07 agosto 2019|Centro|