Mindfulness: prática pedagógica que promove a concentração

Colégio Martinus incentiva práticas que promovem o equilíbrio socioemocional e atenção plena

Mindfulness, ou “prática da atenção plena”, é uma técnica que se tornou reconhecida no mundo todo. O objetivo é promover a concentração e o foco, fazendo com que a atenção esteja voltada para o que se faz no momento. Isso acontece aos poucos, como se fosse um treinamento para que a atenção plena se torne algo rotineiro, proporcionando inúmeros benefícios, como maior capacidade de concentração e controle da ansiedade.

 

 

Por isso, o Colégio Martinus investe na capacitação dos professores,  com o especialistas na área, grupos de estudo e momentos de prática e formação continuada, de modo que toda a equipe docente esteja apta a trabalhar as técnicas com os alunos. O objetivo é fazer com que a prática seja rotineira e promova um estado de concentração e maior atenção para as atividades realizadas em sala, melhor convívio com colegas e professores, além de controlar a ansiedade, especialmente antes das provas e apresentações. Também tem sido possível promover reflexões, como a gratidão pelo que se tem, a consciência corporal e o respeito ao espaço individual.

 

Atenção Plena da Educação Infantil ao Ensino Médio

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, as práticas são realizadas durante as aulas, com técnicas curtas de meditação, controle da respiração e alguns exercícios. Dessa forma,  vem tornando-se parte da rotina escolar.

Após o recreio e aulas de Educação Física, os professores promovem momentos rápidos, em torno de 5 minutos de Mindfulness, buscando  equilibrar os níveis de adrenalina e promover o relaxamento mental e corporal.

Uma vez na semana, a prática da atenção plena é realizada de modo mais específico, em que os  professores elaboram uma aula para explorar o Mindfulness juntamente com a abordagem das habilidades socioemocionais.

 

A prática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

O termômetro e os bichinhos das emoções são alguns dos recursos utilizados para que os alunos consigam expor e falar sobre suas emoções e sentimentos. Conhecer o  próprio corpo, identificar as reações que o mesmo apresenta e, conseguir “lidar” com essas reações de modo adequado, é fundamental para o desenvolvimento saudável do aluno. Estratégias diversas estão sendo aplicadas para abordar positivamente a atenção, a concentração, o domínio das emoções, a resolução de conflitos intra e interpessoais. 

 

Práticas como transportar uma bandeja com um copo cheio de água, descobrir quem é o colega à frente utilizando o tato, identificar uma pessoa apenas pela voz, andar sobre uma corda ou passar um sino para o colega ao lado sem deixá-lo soar, são atividades que exigem muito do alunos, pois necessitam de concentração, atenção, memória, controle corporal, entre outras habilidades, para serem desenvolvidas com êxito. Mindfulness é uma prática que exige muito empenho!

 

 

A prática no Ensino Médio 

No Ensino Médio, os alunos têm experimentado práticas curtas, principalmente após o intervalo e antes das provas. Os exercícios de respiração e concentração tem ajudado no desenvolvimento da concentração, que é um grande desafio para os alunos, além de ajudá-los a se acalmar. Nesta fase da vida, os estudantes trazem muitas preocupações com carreira, relacionamentos, vestibular, etc. Tudo isso, somado à imensa quantidade de conteúdo que os alunos estudam, proporciona um esgotamento mental que pode dificultar a concentração e a aprendizagem. Por isso, a resposta dos estudantes tem sido muito positiva! Além de se sentirem valorizados pelos professores, por perceberem que cada docente dedicou um tempo da aula em benefício deles, os estudantes  relatam que as práticas realmente ajudam a se desligarem das distrações e focar no presente, conseguindo um aproveitamento muito maior das atividades.

2019-10-03T16:44:58+00:00 03 outubro 2019|Bom Pastor, Centro, Portão|