Movimentos para a Educação Contemporânea é tema do Seminário de Professores

No sábado, 13 de abril, aconteceu o 37º Seminário de Professores do Colégio Martinus. Com o tema “Movimentos para a Educação Contemporânea”, professores, coordenadores e diretores participaram de diferentes atividades  que os instigaram a refletir e construir diferentes estratégias de ensino e aprendizagem que atendam aos movimentos educacionais do  século XXI.

Dividida em diferentes momentos, a manhã de sábado foi de aprendizagem, produtividade, troca, colaboração e compartilhamento. Em Curitiba, às 8h30min, o Seminário iniciou com a acolhida da Pastora Bianca Weber e uma breve fala do diretor-geral, Leandro Sieben. Em seguida, todos participantes  se dirigiram à primeira atividade escolhida do dia, uma vez que, neste ano, o evento apresentou um novo formato: workshops com duração de 1 hora e 20 minutos cada. Às 10h20min, em um momento de partilha e interação, toda equipe esteve reunida no coffee break. Após o intervalo, os workshops foram retomados.

O Seminário que contemplou as Unidades Centro e Portão encerrou com todos integrantes reunidos no Auditório. Nesse momento, o presidente do Conselho Escolar, Andrei Schultz, falou sobre a importância do evento para o projeto institucional. Consequentemente, a diretora da Unidade Centro, Rejane Kappel, e o diretor-geral conduziram o momento de avaliação do Seminário e de agradecimento aos ministrantes das oficinas.

Já em Ponta Grossa, às 8h, o momento de formação iniciou com a fala e acolhida da diretora pedagógica Daniele Tesser. Em seguida, ocorreu a oficina com o foco no trabalho da  Língua Portuguesa em sala de aula, por meio de estratégias de ação e inovação, intercalando prática e teoria. Depois, foi momento de troca e confraternização com um delicioso café.  Após o intervalo, a oficina foi mais prática e os professores mergulharam na Gamificação, pensando em novas práticas educacionais.

Workshops abordaram tendências educacionais

A 37ª edição do Seminário de Professores propôs atividades práticas que envolveram todos educadores, de maneira que cada um deles pudesse levar para a sua área as experiências obtidas no encontro.  Os temas desenvolvidos nas oficinas contemplaram o aprimoramento das práticas educacionais, por meio do uso de metodologias ativas, comunicação e habilidades socioemocionais.

Workshops desenvolvidos em Curitiba:

  • Comunicação em Libras – noções básicas
  • Gamificação
  • Habilidades socioemocionais: experiências com mindfulness
  • Tecnologias educacionais – Google Classroom
  • Tecnologias educacionais – Google Documentos

Workshops desenvolvidos em Ponta Grossa:

  • Gamificando práticas educacionais
  • Sintaxe, fonética e fonologia em sala de aula
 
2019-04-16T11:17:22+00:00 15 abril 2019|Sem categoria|