O que é cidade?

A partir do uso de metodologias ativas, estudantes construíram o conceito de cidade e desenvolveram estudo na área de Geografia

Com o objetivo de promover as chamadas Metodologias Ativas, na qual  o aluno é o protagonista do aprendizado, os 7ºs anos das Unidades Centro e Portão realizaram, na disciplina de Geografia,  uma dinâmica/desafio.

Para dar o start no conteúdo sobre o Urbanização, eles foram desafiados a construir em grupos, em um primeiro momento, um imóvel. Para realizá-lo em 20 minutos eles receberam um kit contendo: 3 folhas sulfite, 20 palitos de macarrão, 1 metro de linha e 1 metro de fita adesiva. O grupo vencedor do desafio  seria aquele que construísse o maior imóvel em altura.

Após a verificação, o grupo vencedor teria um novo desafio: utilizando todos os imóveis dos demais grupos, eles deveriam montar uma cidade em 10 minutos.Concluído o tempo, a  cidade foi apresentada e os demais grupos passaram a dizer como poderiam ter realizado a construção da cidade, apontando o que faltava na cidade construída.

A partir daí, eles foram desafiados a construir, a partir de seus conhecimentos prévios e com o que foi discutido durante a atividade, o conceito de CIDADE. Uma atividade dinâmica e divertida, em que os alunos puderam planejar, trabalhar em equipe, aceitar ou discordar de forma consciente e respeitosa a opinião dos colegas, trabalhar o conceito de cooperação, além de construir o conceito de cidade e não ganhá-lo pronto.

Atividade desenvolvida pela profª Debora.
2019-11-07T18:11:55+00:00 06 novembro 2019|Centro, Portão|