Onde foram parar os Bichinhos?

Alunos do 1º ano A participam de uma “caça ao tesouro” dinâmica e divertida!

No período de férias, os nossos amiguinhos Bichinhos buscaram um lugar tranquilo para descansar no interior da escola, porém ninguém soube onde se esconderam. Na volta às aulas, os alunos foram surpreendidos com o sumiço de seus companheiros de sala de aula. Assim,  um desafio para desvendar o tal desaparecimento foi proposto aos estudantes. 

Com pistas deixadas pelos Bichinhos, os alunos precisaram resolver adivinhações e tarefas, por meio do raciocínio e organização de letras, com o objetivo de chegar ao esconderijo dos seus Bichinhos. 

Ao longo do trajeto, após passarem por vários lugares como o pátio, a sala de aula, a cantina, o parque e também o laboratório de ciências, os estudantes descobriram que os Bichinhos estavam na biblioteca, o local mais silencioso e tranquilo da escola. Depois de todo o mistério, enfim  os encontraram!

Orientados a prestar atenção em todo o percurso até o destino final, os alunos retornaram para sala e representaram em forma de desenho todo o trajeto percorrido, criando o seu mapa vivencial, conceito que tem como base as experiências individuais e coletivas e o desenvolvimento espacial da criança. Elemento essencial na fase de alfabetização. 

O diálogo e a atividade proposta envolveram e motivaram os alunos, fazendo com que pudessem interagir entre eles criando trocas significativas sobre a produção do mapa.

Proposta desenvolvida pela profª Renata Caroline Lagos.
2019-08-13T11:28:33+00:00 13 agosto 2019|Sem categoria|