Primeiros Socorros para Crianças

Estudantes dos  4ºs anos receberam orientações sobre cuidados necessários durante um atendimento

A aluna Luiza Gerber Prestes foi convidada para ministrar um treinamento de Primeiros Socorros para os alunos dos 4ºs anos A e B da Unidade Portão. O objetivo da atividade foi apresentar aos alunos ações importantes de primeiros socorros e, com esse primeiro contato, orientá-los em relação aos cuidados necessários durante um atendimento.

Os estudantes receberam, então, informações sobre: quem chamar em caso de emergência, SIATE 193 e SAMU 192 e suas diferenças,  como atender uma vítima em emergência, abordagem Inicial e Primária (ABC da Vida), desobstrução de vias aéreas, engasgos (manobra de Heimlich ou Manobra em “J”), massagem cardíaca (Compressões Torácicas), hemorragias,  ferimentos, fraturas, entorses e luxações, desmaios, crise convulsiva e epilepsia e as diferenças, assim como os cuidados básicos de higiene e segurança. 

Dessa forma, todoa puderam sanar dúvidas em relação aos assuntos e estabelecer relações com suas experiências. Receberam orientações de que, caso presenciem uma situação que exija ações de primeiros socorros, inicialmente deverão comunicar a um adulto. Também compreenderam que, ao terem contato desde cedo a tais informações, posteriormente, quando preparados, terão mais conhecimentos e segurança ao colocá-los em prática. 

Um assunto que parece ser apenas de adultos, despertou o interesse das crianças, as quais sentiram-se importantes dentro do contexto e preocupadas em um dia poder ajudar o próximo.

Proposta desenvolvida pelas professoras Sabrina Aihara e Sonia Goedert.
2019-07-23T11:39:37+00:00 23 julho 2019|Portão|