Uma viagem literária e gastronômica à África do Sul…

1ºs anos da Unidade Centro vivenciaram mais uma etapa do projeto literário “Viviana Rainha do Pijama”

Os alunos dos primeiros anos da Unidade Centro fizeram uma nova viagem relacionada ao projeto literário “Viviana Rainha do Pijama”. Por meio do aplicativo Google Earth, visitaram a capital da África do Sul, Joanesburgo, os principais pontos turísticos, localização no mapa do continente Africano. Pesquisaram também a cultura, a arte, as brincadeiras, a música, vestimentas. Realizaram tarefa de pesquisa sobre os animais que Viviana enviou convite para a sua grande festa do pijama, o leão e  a girafa e relataram suas descobertas aos colegas. 

O assunto culminou com o dia da Consciência Negra e a questão do respeito às diferenças. A necessidade de perceber que cada indivíduo tem sua característica própria, sua cultura e costumes também é foco desse estudo.

Assim, com o objetivo de sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, os grupos receberam uma convidada especial, a coordenadora Edilene. Ela compartilhou sua experiência de viagem à África do Sul com fotos dos animais nas Savanas,   e relatou o trajeto dessa incrível aventura. os estudantes, entusiasmados, também contribuíram com conhecimentos prévios e, juntos, concluíram o conteúdo com a degustação da culinária afro-brasileira, caldinho de feijão preto, que por sinal, foi muito bem aceito pelas crianças. 

Essa atividade possibilitou o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita. Contemplou a descrição de lugares e experiências com outras culturas, reconhecimento, identificação e curiosidades sobre diversos animais e a inovação tecnológica na sala de aula, ampliando maneiras de aprender, bem como, novas maneiras de ser,  de pensar, de agir e interagir.

Proposta desenvolvida pelas professoras Elisabete Tancon, Fernanda Ferreira e Sheila Biagio.
2019-11-22T14:53:18+00:00 21 novembro 2019|Centro|