Vulcões de argila são criados para experiência prática no 5º ano

Os alunos do quinto ano da Unidade Bom Pastor encerraram o trimestre de Ciências com uma experiência que  exemplificou as funções de um vulcão. A turma foi dividida em dois grupos. Cada um deles ficou responsável pela criação de uma maquete, na qual havia carros, motos, escolas, museus, hospitais, casas e um vulcão. Era, portanto, responsabilidade do grupo modelar o vulcão em argila e determinar o local de cada parte da vila criada por eles, incluindo a do vulcão.

Após montadas as maquetes, os alunos estudaram mais sobre os vulcões, assistiram a vídeos sobre o processo de erupção e seus respectivos estragos.  Posteriormente aos estudos teóricos, chegaram as experiências práticas. Cada aluno teve a oportunidade de fazer a mistura de corantes, bicarbonato e vinagre, resultando na erupção do vulcão de argila criado por eles.

Durante a experiência, todos passaram por um misto de sensações. Ora  queriam que a vila deles não fosse atingida pelo “magma”, ora queriam ver tudo inundado. Então, apenas algumas instalações foram atingidas nas vilas recém criadas e nascidas no quinto ano. Todos saíram da aula com uma missão: pesquisar sobre outros vulcões espalhados pelo mundo, e depois compartilhar com os colegas. O trimestre não poderia haver sido melhor concluído.

2019-05-17T13:59:34+00:00 17 maio 2019|Bom Pastor|