26 Abril, 2022

1ºs anos do Ensino Médio estudam as Projeções Cartográficas de maneira prática

A dinâmica envolveu o uso de bolinhas de natal e um pedaço de papel, resultando na compreensão  dos tipos de  projeção cartográfica.

Os alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio, na aula de Geografia, puderam experienciar uma prática muito simples mas significativa utilizando bolinhas de natal e um pedaço de papel, para compreender as principais características dos três tipos Projeções Cartográficas: Cônica, Cilíndrica e Plana. Trata-se de como podemos representar algo esférico, no caso o planeta Terra - utilizando a bolinha de natal - em uma superfície plana, possibilitando, assim, a construção de um mapa.

A partir dessa prática, os alunos entenderam, usando a imaginação, como as distorções aparecem nos mapas ao representarmos a Terra em um planisfério.

Professora: Debora Barbosa - 1o EM A/B Ensino Médio