Educação Infantil

No Martinus Kinder proporcionamos para as crianças, a partir dos 2 anos de idade, experiências que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais. Com uma proposta ancorada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), objetivamos desenvolver desde o início da vida escolar os cinco campos de experiência da criança: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Assim como prevê a BNCC, acreditamos que conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer‑se resultam em uma formação na qual a criança se sente provocada por desafios e, consequentemente, deseja resolvê‑los.

Para isso, no dia a dia, as crianças experienciam percorrer diferentes propostas e atividades. Caminhos que, gradativamente, levam a criança a construir, descobrir e (re) significar novas experiências de aprendizagem.

Acesse nosso folder digital e confira mais detalhes da nossa proposta!

Abertura do Schultüte

Aprendizado de alemão e inglês

Cantando, dançando e brincando, as línguas alemã e inglesa fazem parte do currículo da Educação Infantil, desde o nível 2, e são ensinadas às crianças de forma leve e divertida. O ensino de alemão conta com a qualidade da assessoria do Goethe-Institut. Já o inglês com o programa Oxford Quality. Além disso, na maioria as aulas, as crianças contam com a presença o Teddybär, o mascote do Colégio que dá ainda mais ludicidade às experiências de aprendizagem.

Uma das atividades que se destaca e que remete à cultura alemã é a montagem da Osterbaum, a árvore de ovos, confeccionada durante a Páscoa. Além disso, no fim do ano letivo do Infantil 5, acontece um momento especial que marca a passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental: a confecção do cone escolar, conhecida como Schultüte.

O cone escolar é uma tradição na Alemanha desde o século XIX. Como o início da vida escolar é um momento muito importante para pais e alunos, e a criança espera ansiosamente pelo seu primeiro dia de aula, os pais, no ano seguinte (1º ano do EF), dão a seus filhos a Schultüte para aliviar a tensão e deixar esse dia ainda mais especial.

Parquinho da unidade Centro

Ambientes de aprendizagem

Desde janeiro de 2019, o Colégio Martinus vem repaginando grande parte da infraestrutura da Educação Infantil. As salas, agora mais lúdicas, contam com um piso moderno, novas cores e acessórios, como espelho, árvore, parede-quadro. Elementos que dão mais vida, magia e encantamento à infância.

As crianças também têm acesso aos diversos ambientes do Colégio, a fim de promover vivências afetivas e melhor aproveitamento das experiências de aprendizagem. Entre eles estão os ambientes voltados para experiências que promovem a cultura maker e para atividades que ampliam as conexões entre as crianças, por meio de propostas construtivas e colaborativas.

Seja no parquinho, em meio à natureza ou no próprio corredor da escola, qualquer lugar é lugar para aprender. Nesses ambientes de aprendizagem, as crianças podem interagir com diferentes lugares sempre em busca de novos aprendizados.

Sala de aula da Educação Infantil

Sala de aula da Educação Infantil

Em 2019, o Colégio Martinus repaginou grande parte da infraestrutura da Educação Infantil. As salas, agora mais lúdicas, contam com um piso moderno, novas cores e acessórios, como espelho, árvore, parede-quadro. Elementos que dão mais vida, magia e encantamento à infância.

As crianças também têm acesso aos diversos ambientes do Colégio, a fim de promover vivências afetivas e melhor aproveitamento das experiências de aprendizagem. Um deles é a Sala Conecta, ambiente voltado para o mundo digital e para ações e atividades que desenvolvem conexões entre os estudantes e propostas colaborativas de aprendizagem.

Como é o dia a dia da educação infantil

Como é o dia a dia da educação infantil

As crianças são acompanhadas em sala por uma professora regente e participam de aulas que exploram e desenvolvem diferentes habilidades. Movimentos educacionais que contribuem para o desenvolvimento e potencialização da autonomia intelectual e moral, tais como: musicalização, expressão artística; corpo, expressão e movimento; espiritualidade; comunicação em outras línguas (Língua Alemã e Língua Inglesa). Essas práticas são trabalhadas por professores graduados e especialistas das áreas de Música, Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Língua Alemã e Língua Inglesa.

DIFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conheça os diferenciais da Educação Infantil do Colégio Martinus – Martinus Kinder

Momento de espiritualidade

Momento de espiritualidade

Esse é o momento da pausa, em que oportunizamos às crianças a reflexão sobre Deus e valores humanos. Os valores para a vida. Nessa pausa, as crianças aprendem a reconhecer sua respiração, a ouvir as batidas do seu coração e compreender o quanto são importantes. Em roda, ouvem histórias bíblicas com a professora regente e também participam de um culto especial com a pastora escolar.

Projeto de transição: Criando Asas

Projeto de transição: Criando Asas

Acreditamos que o ingresso para cada novo ciclo da vida estudantil deve ser preparado durante um amplo período, por meio de diversas ações. Pensando nisso, organizamos momentos especiais com os alunos do 1º ano EF para, durante o ano letivo, apresentarem trabalhos, fazerem troca de experiências e no final do ano letivo, os pequenos da Educação Infantil participam de algumas aulas com as futuras professoras regentes. No encerramento do ano, famílias e alunos são convidados para confeccionar a Schultüte (cone escolar). Além disso, todos participam do encerramento musical, celebrando a conquista do próximo ano. É a saída do Kindergarten para o ingresso na Grundschule.

Café Literário

Café Literário

Essa é mais uma experiência que envolve acolhimento e aprendizagem afetiva, unindo crianças e pais. Recepcionadas pela equipe pedagógica para um momento com café e biscoitos, as famílias são conduzidas até um dos ambientes de aprendizagem para encontrar com seus filhos, onde são surpreendidos por personagens, representados por suas professoras regentes. A experiência finaliza com a contação de histórias para toda a família, garantindo uma viagem emocionante e divertida ao mundo da literatura.

Psicomotricidade e musicalização

Psicomotricidade e musicalização

Atentos ao desenvolvimento integral da criança, as atividades nas áreas de educação musical e educação física são planejadas e organizadas de maneira que as crianças sejam estimuladas a desenvolver e potencializar habilidades sensitivas e motoras. O trabalho é conduzido e orientado conduzidas por professores especialistas nas áreas em parceria com as professoras regentes.

Vivências lúdicas e transformadoras

Vivências lúdicas e transformadoras

Na experiência Martinus Kinder, as crianças exploram o mundo aprendendo a brincar para brincar, resgatando o faz de conta, explorando os espaços e os sentidos, reconhecendo a si e ao outro. Aprendem a desenvolver sua espiritualidade, fazer o momento da pausa, sentindo sua respiração e reconhecendo o milagre da vida. Compreendem que existe outra língua e cultura além daquela que vivenciam em casa. Aqui se fortalece a identidade de cada criança, sua história e a história de sua família. Em todo processo de aprendizagem, valorizamos a bagagem de cada criança. Acreditamos que cada indivíduo é único e, por isso, respeitamos suas peculiaridades.

Hora do lanche

Hora do lanche

A hora do lanche é um momento de pausa, em que as turminhas, juntamente com suas professoras, procuram um lugar aconchegante para comer seu lanchinho saudável. No Martinus Kinder, as crianças sempre agradecem pelo alimento para, então, saboreá-lo. Após o lanche, brincam um pouquinho mais com seus colegas e, em seguida, retornam à sala de aula. Mais para o fim da tarde, a fome bate outra vez e a hora da fruta chega! Nesse momento, as crianças são convidadas a comerem a frutinha que trazem de casa. Essa experiência diária oportuniza a degustação de novos sabores e texturas, pois sempre há algo novo para ser apreciado por um colega.

Conheça nossa proposta no ensino de línguas. Espanhol Inglês

Alemão e Inglês da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Horário de aulas

Investimento
CONTRATURNO ESCOLAR
Educação Infantil em turno integral

Educação Infantil em tempo integral

As crianças matriculadas no Martinus Kinder – Educação Infantil têm a opção de frequentar o Contraturno Escolar, disponível nas Unidades Centro e Portão (Curitiba).

Essa é uma opção para aquelas famílias que procuram um ambiente seguro, tranquilo e acolhedor para deixarem seus filhos no turno oposto às aulas regulares. Por meio do projeto Martinus +Experiências, o contraturno escolar propõe um cuidado especial à saúde fisica e mental dos participantes, promovendo atividades diversas.

Opção de matrícula flex: as famílias inscrevem seu/sua filho(a) para o número de dias adequado às suas necessidades. Esse número pode variar de três a cinco dias na semana, de segunda a sexta-feira. Também é possível optar por diárias avulsas.

Investimento: consulte os valores diretamente com o setor Financeiro ou com a Secretaria Escolar.

Colônia de férias

Colônia de férias

As crianças matriculadas no Martinus Kinder – Educação Infantil têm a opção de frequentar a Colônia de Férias, nas temporadas de inverno e verão.

Um projeto idealizado para que todos os participantes brinquem, se divirtam, vivenciem novas experiências de lazer e de aprender durante as férias escolares nos meses de janeiro e julho. Os encontros são organizados por temática e contam com programação especial que promete muito aprendizado e diversão para as crianças.

A participação na Colônia de Férias Martinus pode ocorrer diariamente, semanalmente ou mensalmente (no caso do verão), nos turnos manhã (das 7h30min às 12h30min), tarde (das 13h30min às 18h30min) ou integral (das 7h30min às 18h30min).

Dessa forma, pais e responsáveis poderão escolher e contratar a modalidade que melhor se adequa à rotina familiar.

Opção de matrícula flex: as famílias inscrevem seu/sua filho(a) para o número de dias adequado às suas necessidades. Esse número pode variar de um a cinco dias na semana, de segunda a sexta-feira.

Investimento: consulte os valores diretamente com o setor Financeiro ou com a Secretaria Escolar.

Demais informações sobre alimentação, materiais e valores podem ser consultadas diretamente na recepção ou coordenação das unidades Centro e Portão.

Agende uma visita