Ensino de Idiomas

O Colégio Martinus proporciona aos seus estudantes o ensino de Língua Alemã e de Língua Inglesa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com elevado nível de aproveitamento. Para isso, conta com parcerias internacionais que dão suporte a uma estrutura de ensino qualificada.

Na área de língua alemã, conta com a parceria do Goethe-Institut. Já a língua inglesa integra o programa Oxford Quality, promovido pela Oxford University Press. Além disso, desde 2015, o Colégio Martinus é reconhecido pela Universidade de Cambridge como Centro Preparatório de Exames. Esse reconhecimento surgiu da parceria com a Cultura Inglesa que, anualmente, dá suporte à Instituição no processo de preparação e aplicação do Cambridge Assessment English.

Essas parcerias institucionais colocam o Colégio Martinus em um grupo seleto de instituições reconhecidas internacionalmente pelo trabalho de excelência na área de línguas estrangeiras. Os programas de ensino seguem as bases no Quadro Comum de Referência Europeu para línguas estrangeiras. Dessa forma, a proposta permite um domínio dos idiomas para além do que se costuma obter em escolas, proporcionando um ensino aprofundado, assim como a preparação para a realização de exames de proficiência.

Iniciativa Pasch - "Escolas: uma parceria para o futuro".

A Língua Alemã no Colégio Martinus

A história do Colégio Martinus está intimamente ligada à língua e à cultura Alemã e, por este motivo, não poderíamos deixar esta língua estrangeira fora do nosso currículo. Além disso, vivemos um momento em que o domínio de diferentes línguas é essencial para o futuro profissional de nossos alunos. Tendo em vista a sua importância e a nossa história, o ensino da Língua Alemã é uma ponte entre a nossa trajetória histórica e o nosso futuro.

O ensino da língua Alemã foi reintroduzido no Colégio Martinus em 2010 e, no mesmo ano, foi feita a parceria com a Iniciativa PASCH (na época, Projeto PASCH)*. Atualmente, somos uma das 23 instituições brasileiras que fazem parte da iniciativa.

No início, as aulas de língua alemã eram ministradas nos anos iniciais, do Infantil 5 ao 5º ano, e, nos anos seguintes, a língua estrangeira foi estendida gradativamente para as outras turmas, até que, em 2015, iniciaram as aulas de Alemão no Ensino Médio.

*O Pasch (Schulen – Partner der Zukunft/ Escolas – uma parceria para o futuro) é uma iniciativa do governo alemão, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, que foi fundado em 2008. No mundo, engloba mais de 2000 escolas parceiras em 120 países e mais de 600.000 alunos. No Brasil, atualmente, 23 escolas fazem parte da iniciativa.

Nossos estudantes na Alemanha

Até o momento, nossos estudantes já foram contemplados com mais de 30 bolsas de estudos em cursos presenciais na Alemanha e em cursos na modalidade on-line. Conquistas obtidas por meio de incentivos da Iniciativa Pasch. Essas oportunidades colocam nossos estudantes em experiências de aprimoramento da língua alemã e interação com professores de vários lugares do mundo.

Formação docente continuada

Nossos professores estão em constante formação nos âmbitos nacional e internacional. A Iniciativa Pasch oferece aprimoramento aos docentes. Nos últimos anos, os professores de alemão do Colégio Martinus receberam bolsas de estudo para realizarem seus cursos presenciais na Alemanha e na modalidade on-line, por meio da Plataforma e Goeth. Oportunidades que os colocam em experiências de aperfeiçoamento na área com professores de vários lugares do mundo.

Aulas de Alemão no currículo regular

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, nosso currículo objetiva proporcionar aos alunos aulas de Alemão adequadas a cada nível de ensino (da aquisição das primeiras palavras, por meio do lúdico, na Educação Infantil à realização de exames oficiais avançados no Ensino Médio) e despertar o interesse pela língua e cultura alemã.

Além disso, buscamos:

Para que possamos alcançar a excelência no Ensino de Língua Alemã e dar sequência a esse projeto diferenciado, possibilitamos formação continuada para o corpo docente da área e reuniões quinzenais para planejamento e avaliação do trabalho; trazemos aspectos culturais para as aulas de Alemão (Landeskunde); contemplamos os assuntos de interesse dos alunos nas aulas; variamos o formato das aulas e das atividades desenvolvidas; utilizamos mais recursos tecnológicos durante as aulas, tais como aplicativos e ferramentas; abordamos temas específicos preparatórios para as provas de certificação, tais como vocabulário, temas e formato de prova; aplicamos simulados preparatórios para as provas de certificação; apoiamos e possibilitamos viagens de intercâmbio para os alunos, nas quais adquirem experiências interculturais.

O Colégio Martinus aplica exames de Certificação realizados pelo Goethe-Institut. No Ensino Fundamental são as Provas Goethe Fit in Deutsch 1 e 2 – níveis A1 e 2 e no Ensino Médio é a Prova Goethe Zertifikat – nível B1. (Esse nível é a meta estipulada para todos os alunos do Ensino Médio, porém os que estiverem mais avançados poderão realizar a prova de nível B2).

INGLÊS

INGLÊS

O Colégio Martinus trabalha com a língua inglesa em todos os níveis de ensino, a partir do Infantil 2. Por meio do programa Oxford Quality, estudantes, familiares e professores têm à disposição um programa completo de suporte pedagógico e tecnológico personalizado que a Oxford presta para a prática de uma educação de excelência. Além disso, o trabalho docente conta também com a parceria da Cultura Inglesa Idiomas no processo de preparação e aplicação dos Exames de Cambridge.

EM 2015 O COLÉGIO MARTINUS RECEBEU DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE O RECONHECIMENTO DE CENTRO PREPARATÓRIO DE EXAMES, UM IMPORTANTE PASSO PARA O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO.

Os alunos e alunas do Colégio Martinus poderão prestar os Exames KET (A2), PET (B1) e FCE (B2). O nível B2 é a meta estipulada para todos os alunos do Ensino Médio, porém os que estiverem mais avançados podem chegar a realizar o Exame CAE (C1).

Notícias

19 Novembro, 2021

Estudantes realizam proficiência em Língua Alemã

Certificação internacional na língua de Goethe é um dos diferenciais da proposta educacional do Colégio Martinus.
Leia Mais

Agende uma visita