Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Pastoral Escolar

A Pastoral Escolar é parte integrante da Equipe Pedagógica e seu esforço maior é desenvolver uma identidade clara, que caracterize o Colégio como Escola Confessional Luterana. O serviço da Pastoral está presente de forma mais intensa nas Unidades de Curitiba e de forma mais esporádica na Unidade Bom Pastor de Ponta Grossa. Esta função é exercida por Ministra/o Ordenada/o da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, com formação plena em Teologia.

As principais ações desenvolvidas pela Pastoral Escolar são Reflexões - momentos celebrativos e meditativos para toda a Comunidade Escolar; Cultos; Projeto Social - espaço para que estudantes desenvolvam práticas diaconais; Poimênica - acompanhamento em diferentes situações da vida; Projeto Conexões - falas, orações, meditações desenvolvidas e enviadas na modalidade on-line.

Reflexões

A Pastoral promove momentos celebrativos e meditativos para a Comunidade Escolar. Com a equipe de funcionários, acontece a Oração da Manhã, quinzenalmente, nas Unidade Centro e Portão, e mensalmente, a Oração da Tarde, na Unidade Bom Pastor de Ponta Grossa. Este é um tempo precioso, pois em meio à correria do dia a dia, dedica-se um breve espaço para reflexão, oração e contato olho no olho. Momentos de oração e meditação também acontecem nas reuniões e Seminários com a Equipe Pedagógica, Professores e Professoras. Além disso, nos eventos abertos à Comunidade, os breves momentos de meditação sempre estão presentes, a fim de que se reflita sobre a importância do exercício do amor em casa, na escola, no trabalho e na relação com a criação - amor que brota do coração de Deus.

Cultos

Com os estudantes das unidades, acontecem os Cultos mensais, que são norteados pela Palavra de Deus e acompanhados dos princípios cristãos luteranos. Todos os estudantes participam deste momento, que apesar de ser norteado por princípios cristãos, contempla ensinamentos valiosos para o bem viver, independente da prática de alguma crença religiosa ou não. As reflexões procuram seguir datas importantes do calendário litúrgico e civil, a fim de que nossos estudantes sejam pessoas conscientes da sua tarefa no mundo, cuidando, protegendo e valorizando a vida em todas as suas formas. Para este momento, alguns estudantes têm colocado em prática seus dons musicais, lindos dons por sinal!

Projeto Social

Sob o olhar da Pastoral está o Projeto Social, que dialoga com diferentes instituições a fim de que os estudantes desenvolvam práticas diaconais, aprendendo sobre diferentes realidades, estudando sobre temas como vulnerabilidade social, cuidado com a pessoa idosa, função do Conselho Tutelar, e conhecendo diferentes espaços de acolhimento e cuidado. Além disso, os participantes do projeto desenvolvem campanhas, arrecadando materiais para estas instituições parceiras. Com as campanhas, toda a escola se mobiliza e os resultados sempre têm sido muito expressivos, carregados de generosidade e carinho.

Poimênica

Poimênica significa o acompanhamento em diferentes situações da vida. Em Romanos 12.15,16 lemos: “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Tenham por todos o mesmo cuidado”. Assim, ouvir, orar, confortar, ensinar, inspirar, dialogar são verbos presentes na pastoral, em momentos de luto, ansiedade, doença, alegria e conquista.

Lema

A frase dita por uma mulher que dedicou sua vida às pessoas, Madre Tereza de Calcutá, é lema no exercício da Pastoral: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”.