Ensino Médio

A adolescência é conhecida por ser uma fase de muitos desafios. O desejo de maior autonomia, decidir qual carreira seguir, enfrentar os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), lidar com a complexidade e as exigências do contemporâneo.

Por isso, ao longo do Ensino Médio, os estudantes ampliam e potencializam habilidades e competências utilizando-as em favor do seu progresso acadêmico e pessoal. Dessa forma, acreditamos que o trabalho do Colégio Martinus contribui para que os estudantes possam ser cidadãos conscientes e competentes, aptos a continuarem os estudos na universidade e a ingressarem na carreira profissional.

E, para isso, os alunos contam com um conjunto de ações e estrutura especiais que somam à grade curricular padrão. Caminhos pelos quais podem transitar, no percurso dos três anos da última etapa da Educação Básica, buscar e encontrar auxílio para o desenvolvimento dos seus projetos de vida.

Acesse nosso folder digital e confira mais detalhes da nossa proposta!

Veja a matriz curricular do Novo Ensino Médio

Sala de aula 360°

Ambientes de aprendizagem diferenciados

As salas do Ensino Médio são um dos diferenciais do Colégio Martinus - Unidade Centro, pois apresentam um modelo 360°. Assim, professores e estudantes estão em constante interação, possibilitando trabalhar em uma abordagem colaborativa, mas também individual quando necessário.

Dessa forma, os professores têm a possibilidade de desenvolver os conteúdos com propostas mais dinâmicas e atrativas, fazendo com que o processo de construção do conhecimento seja mais eficiente. Além da sala de aula 360°, as aulas do Ensino Médio ocorrem nos mais diversos ambientes de aprendizagem do Colégio, entre eles: Laboratório de Química e Física, Biblioteca, Sala Conecta, entre outros.

A Sala Conecta é um novo ambiente de aprendizagem que tem como objetivo conectar pessoas, ideias e projetos de maneira híbrida – on-line e off-line. Em uma proposta 360°, o espaço apresenta uma linguagem contemporânea, instigante e lúdica, com cores e imagens.

Além de computadores portáteis que possibilitam maior mobilidade às práticas, a Sala Conecta conta com mobiliário diferenciado, de modo que a disposição das mesas e cadeiras permite formações variadas, resultando em mais interação e colaboração entre estudantes e professores.

Sistema de avaliação – Projeto Martinus Aprova

No Colégio Martinus, os professores trabalham os temas exigidos na grade curricular e os relacionam com questões presentes no dia a dia dos estudantes, possibilitando maior interesse para sistematizar a base de conhecimentos e organizar o senso crítico que a vida em sociedade exige. No entanto, há um amplo movimento de ações que preparam os estudantes para participarem dos principais exames e vestibulares existentes nessa etapa de vida.

Veja a seguir algumas dessas atividades.

Simulados Martinus

Simulados Martinus

Semanalmente os estudantes do Ensino Médio realizam os Simulados Martinus (SM). Cada prova refere-se a uma área de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, em conformidade com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Avaliações parciais

Avaliações parciais

Os estudantes têm seu progresso avaliado através de atividades e instrumentos variados de avaliação (testes, tarefas, trabalhos, etc). As notas são dadas em cada disciplina e atividade, podendo variar de 0 (zero) a 10 (dez). Em sala de aula, os professores podem aplicar atividades avaliativas sem aviso prévio. Ao fim do trimestre, cada disciplina somará 10 pontos provenientes das avaliações parciais e dos Simulados Martinus.

Aulas de reforço

Aulas de reforço

Visando promover um ensino personalizado, oferecemos aos estudantes do Ensino Médio aulas de reforço. O intuito é desenvolver as habilidades necessárias para a compreensão dos conteúdos da disciplina que o(a) aluno(a) apresenta dificuldade em aprender durante as atividades educacionais do período regular.

Projeto de leitura

Projeto de leitura

Visando estimular o hábito de leitura dos estudantes para que desenvolvam senso crítico, criatividade e empatia, entre outras competências, algumas obras literárias são indicadas como leitura obrigatória a cada trimestre. A partir da leitura, os estudantes realizam atividades avaliativas. Entretanto, para o “terceirão” as obras selecionadas seguem a indicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Simulados do vestibular da UFPR e ENEM no contraturno

Simulados do vestibular da UFPR e ENEM no contraturno

Esses testes são ofertados aos estudantes do 3º ano que pretendem participar do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do ENEM. O objetivo é que os alunos avaliem seu nível de conhecimento, além de ficarem atentos ao tempo de resolução de questões.

Aulas de revisão e oficinas de redação no contraturno

Aulas de revisão e oficinas de redação no contraturno

São ofertadas aulas de revisão para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com o objetivo de prepará-los para o vestibular e ENEM, de acordo com a área de interesse de cada aluno(a). Além disso, para elevar o ritmo de produção textual e aprimorar a escrita e a desenvoltura na comunicação, oferecemos oficina de redação para os estudantes do Ensino Médio. Os temas trabalhados referem-se aos fatos atuais nacionais ou internacionais.

Conheça nossa proposta no ensino de línguas. Espanhol Inglês

Alemão e Inglês da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Horário de aulas

Investimento
CONTRATURNO ESCOLAR

Destaque ENEM 2019

Gradativamente, o Ensino Médio do Colégio Martinus vem se destacando em diferentes movimentos educacionais. Em 2019, a instituição ficou entre as 10 melhores aprovadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), das 171 escolas particulares de Curitiba.

Pesquisa, ciência e carreira

Acreditamos que a pesquisa gera conhecimento nas mais diversas áreas e que a ciência faz com que compreendamos fenômenos da humanidade. Além disso, as descobertas e conhecimentos que são construídos ao longo da vida escolar podem ser decisivos no momento de escolher a carreira profissional. Pensando nisso, os estudantes do Ensino Médio participam dos seguintes projetos:

Projeto Pesquisa Martinus!

Comunicação internacional e intercultural

Agende uma visita