21 Dezembro, 2021

6ºs anos participam de aula prática sobre relevo a partir de um projeto literário

Proposta interdisciplinar reuniu estudos literários e geográficos

 

Depois de terem lido na disciplina de Português o livro sobre as aventuras de Robinson Crusoé, na disciplina de Geografia os alunos foram convidados a seguir a rota do navegador e explorar as terras pelas quais ele passou. 

 

Como os grupos estavam trabalhando as formas de relevo terrestre e já haviam trabalhado as coordenadas geográficas, os alunos pesquisaram as formas de relevo de 10 locais que Robinson passou, explorando seu relevo, o tipo de solos e rochas e as coordenadas geográficas precisas de cada local. Com essas informações, construíram um Diário de Bordo Digital  em que incluíram fotos de cada local visitado, como verdadeiros exploradores. Na sequência, marcaram em um mapa as coordenadas geográficas dos lugares e esse mapa foi envelhecido, para que se parecesse com um Mapa Antigo de Tesouros de Robinson.

 

O objetivo era os alunos compreenderem que existem as quatro formas de relevo (montanhas, depressões, planícies e planaltos) em todos os lugares da Terra, nos locais em que Robinson passou, e saber pontuar cada lugar no mapa.

Concluída a fase das pesquisas, os estudantes foram às coletas de materiais. Imaginaram os locais por onde Robinson passou e fizeram a coleta de solo e rochas pelo Colégio, catalogando com etiquetas "os tipos de solos e rochas" de cada lugar por ele conhecido.

 

Finalizada a etapa da coleta, os grupos realizaram  a confecção de um Baú de Tesouros, no qual, com muita imaginação, depositaram os materiais coletados, incluindo "relíquias", verdadeiros tesouros que eles encontraram nos locais que Robinson conheceu.

 

Foi uma experiência incrível, em que os alunos conheceram lugares da Europa, da África e América Central e do Sul e identificaram algumas  características geográficas como verdadeiros exploradores.

 

Profª Debora Barbosa - 6ºs anos - Centro e Portão