14 Marco, 2022

A natureza e os seres humanos primitivos na arte rupestre

Com o objetivo de conhecer as origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização e descrever modificações da natureza e das paisagens realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque aos povos indígenas originários, a turma do 6º ano participou de um projeto muito especial. Na primeira aula, foi exposto uma pequena introdução da proposta pedagógica, apresentando sucintamente as pinturas rupestres como expressão artística anterior à invenção da escrita.   Depois de distribuídos, foram entregues aos alunos uma folha retangular de papel sulfite, além de corantes naturais (café, páprica, açafrão) de cores variadas e carvão. Assim, houve uma aproximação com a superfície utilizada nas expressões rupestres e também com os materiais utilizados naquele período histórico da humanidade.

Na segunda aula, os estudantes realizaram a comparação entre a sua produção e a produção artística rupestre. Dessa forma, além do material utilizado, os alunos fizeram a análise  da projeção das imagens das pinturas rupestres. Uma das fontes das imagens foi sobre a Caverna de Lascaux, na França.

A partir desse trabalho, cada aluno apresentou sua produção, demonstrando os elementos representados. Posteriormente, apresentaram as pinturas rupestres, estimulando o apontamento das diferenças entre as produções. Durante o debate que ocorreu, a professora falou sobre o significado das pinturas para os seres humanos daquele período.

Professora de História: Ângela

Turma: 6ºano