25 Novembro, 2021

Alunos do 8º ano fazem Tour virtual pelo castelo Neuschwanstein

A experiência resultou em um divertido trava-línguas em alemão.]Aprender Alemão é muito mais que adquirir vocabulário, aplicar regras gramaticais, treinar a pronúncia  e desenvolver habilidades linguísticas. Aprender Alemão é também conhecer e muitas vezes reconhecer-se em outra História, outra cultura… é ver  novas paisagens e ampliar seus horizontes. Para tais descobertas viagens tornam-se necessárias. E nos tempos atuais, por que não viagens virtuais?

Assim, os alunos do 8º ano da Unidade Portão realizaram um Tour virtual em  um dos castelos mais conhecidos do mundo (mais de um milhão de pessoas o visitam anualmente), o Schloss Neuschwanstein, localizado no sul da Bavária, na Alemanha.  

Após conhecer um pouco da História e passear pelos suntuosos cômodos e arredores do castelo, os alunos foram desafiados com a tarefa de criar, coletivamente, um parágrafo para sintetizar a experiência de viagem, exercitar a criação de frases,  a pronúncia e a melodia de frases.  Por isso, o  desafio foi resumir tudo criando um trava-línguas! E eis que o texto surgiu:

Das Schloss Neuschwanstein ist gross und schön!

Das Schlafzimmer im Schloss Neuschwanstein ist schön zum schlafen.

Die schöne Schwäne im Schloss Neuschwanstein sind aus Stein!

A  pronúncia foi intensamente exercitada pela turma, mas como um verdadeiro trava-línguas. O texto  logo se tornou também  um divertido desafio  para professores, coordenadoras, pais,  avós…  Assista ao vídeo e tente também!