29 Setembro, 2021

Alunos do Ensino Médio participam de curso virtual do Goethe Institut - JUKU 2021!

Anualmente os estudantes são contemplados, pela Iniciativa PASCH,  com bolsas integrais para o curso JUKU

Todos os anos, alunos do Ensino Médio do Colégio Martinus são contemplados, pela Iniciativa PASCH,  com bolsas integrais para o curso JUKU (Curso para jovens), que acontece nos meses de julho e agosto na Alemanha.

Em virtude da  pandemia, esses cursos passaram a ser oferecidos de maneira virtual. A experiência internacional permite não só que  os alunos pratiquem e ampliem seu conhecimento da Língua Alemã, mas também proporciona ricas e marcantes vivências interculturais.

Dessa forma, os alunos João Novacki Pignanelli e Martina Glaciano Otero participaram, entre os dias 02 e 13 de agosto de 2021 de agosto, do JUKU 2021. Os relatos dos alunos não deixam dúvidas de que mesmo em tempos de pandemia, as fronteiras  se ampliam para quem se dedica ao estudo da Língua Alemã!

Leia o relato do estudante João Novacki Pignanelli - 1º ano do EM:

“Ao longo de duas semanas de curso, eu pude ter muitas experiências muito especiais. Primeiramente, foi muito divertido conhecer tantas pessoas diferentes, de países e culturas diferentes, mas que, até certo ponto, similares à nossa, como da Colômbia, até outras muito surpreendentes para nós, brasileiros, como da Argélia ou Camarões. Toda essa variedade mostra como o mundo é vasto, muito além do que nós imaginamos. A convivência com pessoas de diferentes lugares do globo me apresentou diversas perspectivas sobre um mesmo assunto. Outro ponto extremamente interessante do curso foram os temas tratados. Em sua maioria, sobre sustentabilidade. Todos os temas se mostraram muito atuais e necessários para os dias de hoje e para o futuro. Foi possível ver como culturas diferentes pensam e se posicionam em relação a esses temas, aprendendo um pouco com cada pessoa e também podendo ensinar um pouco da minha cultura.

Um fator muito importante que também foi mostrado no curso, o que unia todas as pessoas lá: a cultura alemã. O que antes só era possível conhecer através das aulas e de livros, dessa vez foi contado e mostrado por pessoas alemãs. Conhecer um pouco do dia a dia, da música, da variedade de comidas, da cultura como um todo, no país que tanto interessa aos estudantes de língua alemã foi, sem dúvida, algo especial. Apesar de todo o nervosismo e ansiedade inicial de conhecer pessoas novas e estar em um ambiente novo, definitivamente é uma experiência que vale a pena. Todos os amigos que são feitos, o aprendizado, tanto linguístico, quanto sobre os temas abordados, o conhecimento sobre culturas e pessoas diferentes daquelas que nós estamos acostumados, tudo isso, abre nossos horizontes e expande nossa visão de mundo. E isso é muito divertido. Todo esse processo é muito divertido. E é isso que torna tudo tão especial: ter novas experiências tão importantes e divertidas. “

Relato em alemão

Es war wunderbar, mit neuen Leuten zu sprechen und über ihre Kulturen zu erfahren. Ich war natürlich am Anfang ein bisschen nervös. Ich wusste nicht, ob ich alles verstehen und gut sprechen könnte. Das war glücklicherweise kein Problem. Es ist wahr, dass ich nicht 100% verstehen konnte, aber der Kurs war sowieso fantastisch. Ich konnte Freunde aus überall machen. Es ist interessant, wie die andere Kulturen so anders sind. Ich konnte sehen, wie gross die Welt ist. Die Themen waren auch wichtig. Nachhaltigkeit war das Hauptthema. Wir haben viel über Wasser, Pflanzen, Natur, Verkehrsmittel und so weiter gesprochen. Es war möglich, das deutsche Denken zu diesem Thema kennenzulernen. Ich konnte noch mein Deutsch verbessern. Ich habe neue Vokabeln gelernt und konnte sehen, wie Deutsch in Deutschland gesprochen ist. Meine Lehrerin hat im Marz mir gesagt: “Nimm du teil! Es macht Spass, João!”. Und sie war total richtig. Ich hatte viel Spass. Es war eine wunderschöne Erfahrung.