28 Junho, 2016

5º ANO CONSTRUINDO QUADRO DOS "MOVIMENTOS MINEIROS"

Com a finalidade de aprimorar o ensino da disciplina de História, os alunos desenvolveram através de recortes de palavras chaves um quadro que explica todo o movimento dos mineiros no período regencial contra a cobrança de impostos, conhecidos como Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana a Revolta de Filipe dos Santos.

Em duplas os alunos foram montando o quadro com ajuda do livro didático, para que as datas, locais, participantes, causas e principais objetivos das revoltas fossem sendo organizadas na folha.

Os alunos concluíram que no século XVIII a disputa de posses e riquezas já eram as principais causas de revoltas e conflitos na região, juntamente com as opiniões contrárias aos membros da corte, visto que o governo repreendia pessoas que expressavam suas  opiniões resultando em conflitos e morte, como foi o caso de Tiradentes.