25 Maio, 2015

ALUNOS DO 5º ANO TRABALHAM COM NOTÍCIA NAS AULAS DE PORTUGUÊS

Os alunos do 5º ano iniciaram na disciplina de Português o assunto “Notícia” que de uma forma geral, com linguagem clara e objetiva estrutura informações considerando o que, com quem, onde, quando e porque aconteceu o fato noticiado. Sendo assim, conversamos em sala de aula que a televisão nos possibilita novos olhares no saber e que o hábito de ver televisão faz parte da cultura atual. Na maioria dos lares brasileiros, estejam eles no ponto mais distante do mapa, a TV está presente entretendo e distraindo as pessoas, e por ser um meio de comunicação tão atraente e popular acaba por interferir no modo de pensar, agir e se relacionar com o mundo. Nesse sentido, foi destinada aos alunos uma tarefa que procura mostrar de uma forma atraente, crítica e atualizada assuntos atuais e informativos.

Durante cinco dias os alunos assistirão noticiários e anotarão a manchete, nome do jornal assistido e o desenvolvimento da notícia em um bloco enviado, por exemplo:

• Notícias sobre acidentes de trânsito;
• Notícias sobre esportes;
• Notícias sobre políticas;
• Notícias sobre desastres naturais e/ou tempo;
• Notícias internacionais.

Na data agendada os alunos compartilharão suas experiências.