04 Marco, 2015

DEUTSCHKURS FÜR PRIMARLEHRER

"Deutschkurs für Primarlehrer", este é o nome do curso de aperfeiçoamento para professores primários que realizei na Alemanha no ano passado entre os dias 6 a 19 de julho.

Através do Projeto PASCH – do Instituto de Alemão – Goethe, de São Paulo, ao qual a Escola Bom Pastor tem parceria, recebi uma bolsa de estudos por duas semanas na cidade de Schwäbisch Hall, na Alemanha.

Essa experiência foi o maior aprendizado nessas duas semanas. Aprendi muitas ideias e experiências novas. Além disso, o contato e o convívio com outros colegas, professores, alunos e palestrantes me proporcionaram uma relação mais direta com a cultura alemã. Pude vivenciar também o dia a dia de um povo que até então só conhecia pelos livros ou por outros meios de comunicação.

Estou realizando um Projeto com meus alunos do 3º ao 5º ano da Escola Bom Pastor, que é a elaboração de cartas. Através do “Deutschkurs für Primarlehrer”, conheci professores de vários países, entre eles da França e da Finlândia que foram o destinatário dos escritos. O conteúdo das cartas são frases e perguntas que os alunos já haviam aprendido na sala de aula como por exemplo: Mein Name ist...Ich bin...Jahre alt. Mein Hobby ist...Mein Lieblingsfach ist...Enviamos também cartões postais e muitos fizeram desenhos. Todos os alunos se empolgaram quando receberam as respostas de suas cartas neste ano.

Valeu muito a pena, foi inesquecível. Um sonho. A experiência resultará em Projetos que beneficiarão os meus alunos. Uma iniciativa que já está trazendo resultados na prática e no dia a dia nas minhas aulas.

Agradeço ao Martinus e principalmente ao PASCH por estas iniciativas e estas oportunidades que estou tendo.

Prof.ª Margarete