14 Novembro, 2014

O METRO QUADRADO NA MEDIDA CERTA

Desde a antiguidade, o homem precisa aprimorar a capacidade de medir a si próprio e o mundo ao seu redor para solucionar problemas do dia a dia. No Egito antigo, por exemplo, os impostos eram proporcionais à área das terras usadas para a agricultura, que ficavam à margem do rio Nilo. O cálculo era feito com barras de pedra ou de madeira que representavam o cúbito - distância do cotovelo à ponta do dedo médio. Ao longo do tempo, outras unidades de medida foram criadas, como o pé, a polegada, a jarda e o palmo, mas nenhuma era precisa.

A turma do 5º ano construiu o metro quadrado no seu tamanho real, para entender os conceitos de superfície e área.

Desenvolvemos atividades que possibilitaram fazer experimentações e levantar hipóteses para introduzir o estudo de medidas de superfície. Em grupo, eles construíram com jornal, trena e fita crepe um quadrado de 1 metro de lado para visualizar a sua área. Ao terminar a tarefa, verificaram que a superfície construída correspondia a 1 metro quadrado. A turma discutiu soluções e apontou diferentes caminhos para medir espaços. As sugestões foram desde distribuir o quadrado construído no chão, para estimar quantos mais seriam necessários, até colocar as figuras lado a lado.