30 Novembro, 2015

27/11 - ALUNOS DO INFANTIL 5 CONFECCIONAM SUA "SCHULTÜTE"

Na última sexta-feira, 27 de novembro, os alunos do Infantil 5, juntamente com seus pais, confeccionaram sua "Schultüte" ou cone escolar.

Essa é uma tradição na Alemanha desde o século XIX. Como o início da vida escolar é um momento muito importante para pais e alunos, e a criança espera ansiosamente pelo seu primeiro dia de aula, para aliviar essa tensão e deixar esse dia ainda mais especial, os pais dão a seus filhos a “Schultüte”. Esse cone escolar é dado no primeiro dia de aula na “Grundschule” (1º ano do Ensino Fundamental). Era dito às crianças que o mestre tinha "uma árvore com cones de doces" na escola e que só poderiam ir lá quando fossem suficientemente crescidas. É da tradição que as crianças só podem abri-lo dentro da escola.

A "Schultüte" consiste em um cone feito de papel, no qual são colocados materiais escolares, doces e um pequeno presente surpresa. Os pais enchem o cone em casa e as crianças o trazem no primeiro dia de aula e abrem com as orientações da professora.

Também estavam presentes alguns alunos novos já matriculados para o 1º ano em 2016.