15 Abril, 2014

[CENTRO, PORTÃO E BOM PASTOR] 15/04 - ENTREGA DE CERTIFICADOS DE ALEMÃO - EXAME FIT IN DEUTSCH DO GOETHE-INSTITUT

No dia 15 de abril de 2014, às 19h, na Unidade Centro, ocorreu a Cerimônia de Entrega dos Certificados do Exame de Proficiência em Língua Alemã para os alunos que realizaram o Exame de Nível A1 (Prova FIT-1) no ano de 2013. Ao todo, 67 alunos prestaram o exame, com a participação das Unidades Centro (38 alunos), Portão (19 alunos) e Bom Pastor (10 alunos).

A cerimônia contou com a presença dos alunos e de suas orgulhosas famílias e também das professoras de Alemão do Colégio, das Coordenadoras Fabiane Picheth, Priscila Chupil e Rejane Kappel, da Diretora da Unidade Portão, Prof.ª Ilse Odete de Carvalho e do Diretor da Unidade Centro, Prof. Celso Moletta Junior, além do Diretor-geral do Martinus, Prof. João Francisco de Lima, que conduziu a cerimônia. O evento também foi prestigiado pela presença do Sr. Andrei Fick Schultz, Presidente do Conselho Escolar, e pela Prof.ª Dorothee Yazbek, Coordenadora Pedagógica do Goethe-Institut de Curitiba.

Na abertura, o diretor-geral destacou a importância histórica deste momento, em função do resgate do ensino de Alemão no Martinus e também explicou aos presentes como funcionam e são aplicadas as provas de certificação, que possuem valor internacional e são expedidas pelo Goethe-Institu. O Presidente do Conselho Escolar do Martinus, Sr. Andrei Fick Schultz, saudou os presentes falando sobre o valor do ensino de Alemão como diferencial na formação dos alunos e falou de sua alegria, também como ex-aluno, com o processo de retomada dessa tradição do Martinus. A Prof.ª Dorothee Yazbek igualmente cumprimentou pelo crescimento do número de alunos que realizou e foi aprovado no exame e destacou o valor do ensino de Alemão e o valor do certificado FIT-1.

O ensino de Alemão foi retomado no Martinus em 2010 e está em processo de implantação gradativa, sendo hoje oferecido do Infantil 5 ao 9º ano do Ensino Fundamental. O Colégio Martinus conta com o apoio institucional do Goethe-Institut, através do Projeto PASCH, que oferece apoio pedagógico e também certifica a realização dos exames de proficiência (Provas FIT avaliam o nível de domínio do idioma alemão e são válidos em todo o mundo).