29 Maio, 2023

Colégio Martinus recebe importantes visitas para o Projeto de Língua Alemã

Representantes da Iniciativa PASCH, Instituto Goethe e do governo alemão visitaram a instituição no mês de maio

Em maio de 2023, o Colégio Martinus teve a honra de receber visitas muito especiais, como demonstração de apoio ao desenvolvimento do projeto da área de Língua Alemã na instituição. No dia 8, a coordenadora da Iniciativa PASCH no Brasil, Juliane Müller de Acevedo e o diretor do Departamento de Ensino da Iniciativa PASCH, Jörg Klimmer, acompanhados pela diretora do departamento de ensino do Goethe-Institut Curitiba, Dorothee Rumker-Yazbek, foram recebidos pelo diretor-geral do Colégio Martinus, Leandro Sieben, e a coordenadora de Língua Alemã, Daniele Furmann.

Primeiramente, os representantes da Iniciativa PASCH entregaram as placas de menção ao selo DaF-Excellenz, de reconhecimento internacional de excelência em ensino de Alemão como língua estrangeira, obtido no início de 2023. Ao falar sobre a conquista, os presentes refletiram sobre os diferenciais que uma instituição com qualidade no ensino de Língua Alemã proporciona e sobre a importância de iniciar o contato com o idioma desde a Educação Infantil - o que ocorre no Colégio Martinus, que oferece aulas de Língua Alemã e Língua Inglesa com a mesma carga horária a partir da Educação Infantil 2.

Dentre vários assuntos tratados, destaca-se o objetivo de preparar os alunos para as provas de certificação internacional e a vida na Alemanha, tendo em vista as oportunidades concretas para ingresso em universidades e empresas alemãs.

Após a reunião, os visitantes conheceram e demonstraram muita satisfação com as instalações do colégio. Chamou-lhes a atenção o destaque que as línguas estrangeiras têm, inclusive visualmente, nos diversos ambientes. “As placas de identificação dos ambientes, as expressões nas escadas e nos corredores, os numerais no parquinho da Educação Infantil…tudo isso é muito importante para a familiarização com os idiomas, especialmente o alemão.” - ressaltou Jörg Klimmer. Para finalizar a visita, houve um instante de interação com alunos do Ensino Médio.

Na mesma semana, no dia 10 de maio, foram recebidos, igualmente com muita honra e alegria, o Cônsul - Cultura e Ciência do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, Johannes Wahner, e Sabine Reiter, do Serviço de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) de Curitiba, também acompanhados pela diretora de ensino do Goethe Institut.

Após assistir ao vídeo institucional em Língua Alemã, os visitantes, em diálogo com o diretor Leandro e a professora Daniele Furmann, obtiveram informações sobre a matriz das línguas estrangeiras no Colégio Martinus e todos os detalhes sobre a oferta da língua alemã na instituição. Foi pontuada a constatação de uma gradual conscientização, na sociedade e entre alunos do Colégio Martinus, sobre a importância da Língua Alemã. Isso se deve a diversos fatores, especialmente a formação de alunos leitores e informados, cada vez mais cientes das exigências do mundo globalizado e das oportunidades proporcionadas pelo domínio da Língua Alemã - a mais falada na Europa, sendo a oficial de vários países que se destacam pela qualidade de vida, pelas universidades - que estão entre as melhores do mundo - e, portanto, pela Ciência e pela alta tecnologia.

Assim como os visitantes anteriores, estes também ficaram bem impressionados com a evidência da língua alemã nos diversos ambientes. Além disso, ao conhecer a turma do curso Deutsch 60+, constataram que o ensino do idioma e a vivência da cultura germânica se estendem à comunidade, integrando-a e oferendo-lhe os benefícios do estudo da língua alemã de forma dinâmica e interativa.

Foi expresso, por todos os visitantes, grande interesse em estreitar as relações com o Colégio Martinus, com intenção de apoiar e intermediar novas parcerias, uma vez que estudantes bem preparados são foco de interesse de universidades e grandes empresas alemãs. Para os estudantes do Colégio Martinus, em contrapartida, ampliam-se as chances de estudar nas melhores universidades do mundo e seguir carreira em empresas multinacionais, nas mais diversas áreas. Um futuro promissor para todos, através dos contatos e conhecimentos proporcionados pela Língua Alemã!