12 Abril, 2023

Colégio Martinus recebe voluntária da UNESCO

Entre março e agosto de 2023, jovem alemã apoiará em diversas atividades escolares

Com objetivos centrais de promover o desenvolvimento pessoal e social  das competências de todas as partes interessadas num mundo globalizado, e reforçar o interesse de jovens adultos alemães no envolvimento cívico para uma sociedade ativa, existe o programa  de voluntariado Kulturweit, da comissão alemã da UNESCO, em conjunto com o Ministério das relações Exteriores da Alemanha.

O programa, com duração de 6 a 12 meses, do qual podem participar  alemães  entre 18 e 26 anos, torna a responsabilidade global visível. Através de inúmeras ações articuladas entre esses órgãos (UNESCO e Ministério da Relações Exteriores) e as mais variadas instituições, jovens contribuem para a educação, cultura e natureza em todo o mundo.

Nesse contexto, o Colégio Martinus recebe, entre  março a agosto de 2023, através da Iniciativa PASCH e em cooperação com o Instituto Goethe de Curitiba, a jovem voluntária alemã, Antonia Winkler, de 19 anos.

Desde sua chegada, na segunda quinzena de março, Antonia desenvolve atividades de apoio às aulas de língua alemã, em todos os segmentos. A partir de maio, auxiliará na condução de oficinas e atividades extracurriculares para alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Dessa forma, alunos têm oportunidade de conviver com uma falante nativa, que também contribui para a transferência de uma imagem atual e diferenciada da Alemanha, despertando, assim, mais interesse e interação com a língua e cultura alemãs.

Durante sua estadia no Brasil, Antonia também deseja aprender Português e vivenciar a cultura brasileira. No texto a seguir, ela escreve sobre si e sobre suas expectativas:

“O meu nome é Antonia Winkler e passarei os próximos 5 meses aqui em Curitiba como voluntária da UNESCO, tanto no Colégio Martinus como no Instituto Goethe. Sou de Munique, localizada no sul da Alemanha e capital do estado federal da Baviera, onde vivo com os meus pais e o meu irmão mais velho.

No ano passado, após longo e intenso período de estudos, prestei meu Abitur (prova de conclusão do curso equivalente ao Ensino Médio e admissão às universidades alemãs), no qual fui aprovada com sucesso. Agora, gostaria de utilizar o tempo até o início do  Ensino Superior  para, por um lado, desenvolver uma atividade social e, por outro lado, conhecer uma cultura completamente nova.

Estou ansiosa por apoiar outros estudantes na aprendizagem de uma língua estrangeira e na melhoria dos seus conhecimentos de alemão. Eu mesma aprendi inglês, latim e espanhol durante os meus anos de escola. Por isso, já tive muita experiência com a aprendizagem de línguas estrangeiras.

Claro, estou muito entusiasmada com as experiências e desafios que me esperam aqui. Tenho grandes expectativas em relação à comida, uma vez que a comida brasileira tem uma reputação muito boa na Alemanha.Estou muito feliz por poder fazer estas novas experiências”

“Mein Name ist Antonia Winkler und ich werde die nächsten 5 Monate hier in Curitiba als Freiwillige der UNESCO sowohl an der Martinus-Schule, als auch am Goethe Institut arbeiten. Ursprünglich komme ich aus München. Dies ist die Hauptstadt des Bundesland Bayerns und befindet sich im Süden Deutschlands. Dort lebe ich gemeinsam mit meinen Eltern und meinem älteren Bruder. Nachdem ich letztes Jahr nach einer langen lernintensiven Phase erfolgreich mein Abitur bestanden habe, möchte ich nun die Zeit bis zu meinem Studium nutzen, um einerseits einer sozialen Tätigkeit nachzugehen und andererseits eine ganz neue Kultur kennenzulernen.

Ich freue mich darauf, andere Schüler und Schülerinnen beim Erlernen einer Fremdsprache zu unterstützen und ihre Deutschkenntnisse zu verbessern. Ich selbst habe im Laufe meiner Schulzeit Englisch, Latein und Spanisch gelernt. Somit habe ich viel Erfahrung mit Fremdsprachenunterricht bereits machen dürfen.

Natürlich bin ich sehr gespannt, welche Erlebnisse und Herausforderungen mich hier erwarten werden. Ich habe große Erwartungen an das Essen, da das brasilianische Essen einen sehr guten Ruf in Deutschland hat.

Ich bin sehr froh diese Erfahrung machen zu dürfen!”

Os alunos do Colégio Martinus  se mostraram muito receptivos e animados pela chegada da voluntária, pela interação e  pelas novidades que sua presença  anuncia.

Desejamos que Antonia tenha uma excelente estadia e experiência no Brasil. Que possa desfrutar da cordialidade e hospitalidade brasileiras, de forma especial da comunidade escolar do Colégio Martinus!