28 Agosto, 2023

Colégio Martinus sedia o Encontro da Pastoral Escolar da Rede Sinodal de Educação

Evento ocorreu nos dias 25 e 26 de agosto na Unidade Centro, em Curitiba

O Colégio Martinus foi sede, nos dias 25 e 26 de agosto, do Encontro da Pastoral Escolar da Rede Sinodal de Educação. Na sexta-feira, a abertura e o acolhimento foram realizados pelo diretor-geral do Colégio Martinus, professor Dr. Leandro Sieben, e pelo Pastor Escolar da Instituição, Pastor Jorge Schieferdecker. Já a meditação de acolhida foi conduzida pelo Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, Pastor Alfredo Jorge Hagsma.

O diretor executivo da Rede Sinodal de Educação, professor Jonas Rückert, proferiu a palestra de abertura “Estamos em Rede”. Rückert destacou o importante significado das pastorais escolares no atual contexto educacional, ilustrou o cenário educacional da Rede Sinodal de Educação e suas perspectivas de futuro com o  planejamento estratégico da Rede.

Na sequência, o Pastor Olmiro Ribeiro Jr. e a Catequista Juliana Zachow trouxeram sua importante contribuição da IECLB com a palestra “O olhar da Pastoral no ambiente escolar”. Na comunicação, destacaram os princípios norteadores para a atuação de uma pastoral escolar com escuta ativa/afetiva, bem como as atuais competências socioemocionais e a importante vivência da espiritualidade na sociedade contemporânea.

Já na parte da tarde, os participantes puderam conhecer o projeto “Intervalo à Mesa”, que ocorre semanalmente no Colégio Martinus. Uma proposta idealizada e desenvolvida pelos estudantes do Ensino Médio, com a mediação do Pastor Escolar Jorge Schieferdecker. O projeto tem como objetivo  promover um espaço de fala e de escuta, com conversas reflexivas sobre a Bíblia, durante o recreio, a partir de uma linguagem acessível aos interesses dos jovens. Após, discutiu-se em grupos de trabalho a temática “Estratégias pastorais em situações sensíveis”. Nessa dinâmica, os participantes compartilharam  suas impressões e experiências acerca dos três temas debatidos na plenária dos Grupos de Trabalho (GTs).

No sábado, dia 26, a programação seguiu com as palestras “A importância da Pastoral e a Arte de religar a VIDA, com o Pastor Olmiro Ribeiro Jr. e o fechamento do encontro com “A Pastoral Escolar e a Proposta de Valor da Rede Sinodal de Educação”, proferida pelo Pastor Dr. Manfredo Carlos Wachs. Dr. Manfredo destacou a riquíssima história da pastoral escolar na Rede Sinodal de Educação, bem como os desafios do futuro no atual contexto da sociedade contemporânea.

Para o fechamento dos trabalhos, o diretor-geral, professor Dr. Leandro Sieben, e o presidente do Conselho de Administração das instituições Martinus, Sr. Andrei Fick Schultz, destacaram a importância do pastorado escolar, pois ele ocupa papel de destaque na proposta pedagógica do Martinus.

Estiveram presentes  no evento 13 instituições:

1. Colégio Martinus - Curitiba/PR.

2. Colégio Sinodal Alfredo Simon - Pelotas/RS.

3. Escola Barão do Rio Branco - Blumenau/SC.

4. Colégio Evangélico Augusto Pestana - Ijuí/RS.

5. Colégio Sinodal - São Leopoldo/RS.

6. Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - Novo Hamburgo/ RS.

7. Colégio Sinodal da Paz - Novo Hamburgo/RS.

8. Colégio Sinodal Doutor Blumenau - Pomerode/SC.

9. Associação Educacional Luterana - Bom Jesus - IELUSC - Joinville/SC.

10. Centro de Ensino Médio Pastor Dohms - Porto Alegre/RS.

11. Faculdades EST - São Leopoldo/RS.

12. Instituto Ivoti - Ivoti/RS.

13. Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre/RS.