24 Agosto, 2022

Cultos de encerramento do trimestre ocorrem nas unidades Centro e Portão

Os cultos trimestrais são uma prática periódica da proposta educacional do Colégio Martinus

Nos dias 16 e 17 de agosto, aconteceram os cultos de encerramento do trimestre letivo nas unidades Portão e Centro, respectivamente. Foram momentos muito abençoados, nos quais aconteceram orações de agradecimento e intercessão. Agradecimentos pela vida, pela escola, pelos/as professores/as, colegas e familiares. Intercessões, pedindo ânimo para a continuidade dos estudos, pelos enfermos e enlutados.

Conduzidos pelo Pastor Escolar  Jorge Schieferdecker, os cultos promoveram a seguinte reflexão: o evangelista Lucas conta que Jesus realizou um milagre de cura. O episódio se refere a uma mulher que tinha um problema físico. Ela andava totalmente encurvada. Ela vivia nesta situação há 18 anos. Sofria com isso todos estes anos.  O milagre da cura aconteceu em público no dia de sábado. Fato que rendeu a censura de alguns homens que presenciaram o episódio, pois, para estes, no sábado nada se podia fazer, nem mesmo praticar a solidariedade! Um absurdo completo repreender Jesus por ter feito o bem. Tendo como justificativa um preceito religioso. O evangelista Lucas encerra o relato de cura com a seguinte frase: “...todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto, o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava.” (Lucas 13. 17)

O relato de milagre retrata a compaixão de Jesus e o empenho em ajudar aquela mulher enferma, mesmo enfrentando a contrariedade das autoridades da época. De acordo com a reflexão promovida pelo Pastor Jorge  Schieferdecker, a história ensina que as pessoas devem ser prioridade em qualquer situação. Primeiro as pessoas, depois vêm as leis religiosas, costumes, conceitos. Jesus esteve atento às dificuldades das pessoas e, certamente, está hoje também com sua atenção voltada para a nossa vida. Podem  as pessoas estarem encurvadas emocionalmente e precisam de nossa atenção, palavra, incentivo, oração. Assim como fez Jesus com a mulher encurvada - P. Jorge Schieferdecker.

Participaram dos cultos os estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2, nas Unidades Centro e Portão, e, na Unidade Centro, também estiveram presentes os estudantes do Ensino Médio, de 1ª à 3ª série, acompanhados dos docentes e da coordenação pedagógica. A realização dos cultos é uma prática periódica da proposta educacional do Colégio Martinus. Além desses eventos, os estudantes participam semanalmente de momentos de reflexão também promovidos pela pastoral escolar, acompanhamento pastoral por meio de momentos de conversa e, ainda, em parceria com a coordenação pedagógica, o desenvolvimento de atividades para a ampliação de competências socioemocionais.