06 Junho, 2023

Diretora do Martinus Portão participa do Encontro Nacional das Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal

Evento ocorreu em São Paulo na última semana de maio.

Durante os dias 28, 29 e 30 de maio de 2023, gestores e coordenadores da Rede Sinodal estiveram reunidos em um evento na cidade de São Paulo, com o objetivo de analisar e discutir novas possibilidades e de visitar escolas importantes no cenário da educação nacional e internacional. A diretora educacional da Unidade Portão, Vera Lucia Flores, representou o Colégio Martinus no encontro. A programação iniciou no domingo, com recepção, atividades de integração e orientação pedagógica para os 78 participantes, representantes de 40 instituições de ensino dos estados do Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Das escolas pessoalmente visitadas, St Nicholas, Dante Alighieri e Humboldt, foram identificados muitos critérios que fazem dessas escolas referências para o país e o mundo. Pode-se observar que a organização curricular dessas instituições se destaca pela flexibilidade e variedade de ofertas pedagógicas, todas pensadas, analisadas e discutidas pelas equipes de gestão e coordenação. Entre as propostas, o foco está na consolidação e na cultura dos projetos. Nessas escolas, percebe-se uma estrutura bem desenhada para o processo de avaliação, com diferentes formatos e ferramentas. Todo o processo é composto por avaliação formativa e somativa, oportunizando todos os tipos e estilos de aprendizagem. Nas referidas escolas,  é visível a preocupação com a sustentabilidade, pois muitos materiais são proveniente de reciclagem. Há uma conexão entre tecnologia e a cultura Maker, pois nessa perspectiva, a tecnologia está a serviço de objetivos pedagógicos, desde os principais e secundários.

A escola Humboldt também foi um dos pontos de visita. A instituição de ensino mais alemã do Brasil construiu uma cultura de feedback, entendida como um ciclo importante para a qualidade pedagógica. Essa prática conecta alunos, professores e gestão para revisar e qualificar processos.

A experiência de benchmarking, oferecida pela Rede Sinodal de Educação, oportunizou muita reflexão acerca dos processos educacionais em cada espaço de atuação, sobretudo para uma motivação maior para resolver e para perceber o quanto o Colégio Martinus tem avançado nessa caminhada que é o fazer pedagógico de cada um envolvido em um processo institucional.