10 Dezembro, 2018

Encerramento Musical e o projeto "As Vestes do Bem"

A Escola Bom Pastor iniciou esse ano um projeto chamado “As vestes do Bem”, para trabalhar as Competências socioemocionais de seus alunos. Esse é um dos eixos propostos pela BNCC para todas as escolas do Brasil. Nossa Escola se antecipou e, entendendo que o momento do país está bastante crítico, vivemos uma fase de intolerância, onde as pessoas estão mais agressivas, egoístas, pensando apenas em si. O índice de suicídio aumentou significativamente, os casos de depressão também. Muitas famílias nos procuram pedindo ajuda e percebemos, no dia a dia como está difícil lidar com as emoções.

Por essa razão temos trabalhando constantemente com as emoções dos nossos alunos, ajudando-os a identificar seus sentimentos, a controlar sua raiva, a nomear as emoções.

As “Vestes do Bem” veio para nos ajudar a trazer bons sentimentos para a convivência na Escola, buscando harmonia e mais diálogo para resolver os conflitos.

Realizamos uma assembleia com os alunos e o objetivo era escolher 14 palavras para estamparmos em camisetas brancas. Cada turma customizou uma delas. Elas ficaram penduradas em cabides do pátio da Escola à disposição de alunos, professores e funcionários. A qualquer situação de conflito, impasse, os alunos eram convidados a vestirem a camiseta com a palavra que cabia à situação, para lembrar daquele sentimento.

Desta forma nossos alunos têm experimentado vestir bons sentimentos, refletido sobre suas atitudes e a boa convivência tem falado mais alto nas dependência da Escola.

Um projeto motivador e que trata de competências emocionais, é difícil olhar para nossas atitudes, sem apontar o erro do outro.

Com o tema “Nós vestimos o bem, vista você também”, pretendemos espalhar uma mensagem de paz, amor, tolerância e contagiar a todos com bons sentimentos, convidando-os a esquecer os problemas do dia a dia.

Cada dia mais competentes emocionalmente nossos alunos têm dado diariamente lições de bem, ajudando uns aos outros a lidar com suas emoções e frustrações, olhem para o lado, acolham o próximo, estendam a mão, só assim poderemos ter um mundo melhor. assim, convidamos a todos: nós vestimos o bem, vista você também!

No dia 6 de dezembro encerramos esse projeto com uma apresentação para pais e convidados, cantando o bem. A Rede Massa acompanhou os bastidores e esteve lá contemplando o nosso trabalho.

Segue o link da reportagem para que vocês possam, também prestigiar o trabalho feito pela Equipe Pedagógica, professores, funcionários e alunos da Unidade Bom Pastor.