21 Dezembro, 2023

Equipe do Martinus Kinder Centro participa de oficina especial

Dinâmica proporcionou uma experiência inusitada ao grupo: jogar Golfe

 

Os profissionais do Colégio Martinus estão em constante aprimoramento. E, nos últimos dias de trabalho em 2023, o grupo docente e de auxiliares da Educação Infantil - Centro esteve envolvido  em diversas atividades que provocaram alguns dos desafios encontrados no percurso de promover uma educação integral na primeira infância. Por isso, a partir da história “O menino que sentia medo de errar”, de Andrea Viviana Taubman, além das discussões em grupo, através de roda de conversa,  a equipe foi instigada a participar  de uma oficina prática sobre um esporte bem diferenciado, o  Golfe. Por que o Golfe? Porque nenhum participante do grupo, até então, havia estado em contato com essa modalidade esportiva e, consequentemente, sentiam-se inseguros, como o personagem principal do livro. “Medo do desconhecido, medo de fazer porque pode estar errado. Quem nunca passou por isso? O medo é um sentimento muito presente na nossa vida sempre que nos deparamos com algo novo, com o desconhecido, com o inesperado. E na docência não é diferente. Os profissionais, muitas vezes,  também sentem medo de sair da zona de conforto e se aventurarem a conhecer algo novo, técnicas novas, estratégias novas para promover a formação integral das crianças. Esse é o nosso compromisso: promover uma educação efetiva e afetiva, com muita responsabilidade e profissionalismo,  que transforme vidas!”, relatou a coordenadora pedagógica Gabriela Fabian.

Nesse viés, o professor de Educação Física e coordenador pedagógico do Fundamental 1, Guilherme Horst, aceitou o convite para ministrar a oficina de Golfe, apresentando algumas noções básicas de técnicas necessárias para a prática do esporte. Os principais objetivos da dinâmica foram: proporcionar uma experiência  em que o grupo fizesse algo pela primeira vez (jogar Golfe); relacionar os desafios técnicos do Golfe aos desafios da prática docente; compreender que cada nova técnica pedagógica adquirida reflete no aprimoramento do fazer docente e na educação das crianças; proporcionar a integração da equipe para resolver novos desafios, relacionados ao fazer pedagógico. A oficina foi um sucesso!