10 Agosto, 2019

Estudantes produzem vulcões de argila para estudo

Com o objetivo de compreender o conjunto de processos que provocam a ascensão do magma (localizado no interior da litosfera) até a superfície através de fendas na crosta terrestre, em grupos, os estudantes do 6º ano da Unidade Bom Pastor fizeram um vulcão de argila, uma vez que o experimento do vulcão de bicarbonato proporciona uma observação empírica desse fenômeno da natureza. Com essa prática, foi possível unir o conteúdo desenvolvido na sala sobre o vulcanismo, com a experiência de em grupo construir uma estrutura em argila que se assemelhasse com um vulcão, uma montanha em que se distingue a cratera e a chaminé vulcânica. Além disso, os estudantes desenvolveram pesquisas sobre a dinâmica dos vulcões no Círculo de Fogo. A proposta envolveu também as disciplinas de Artes, na confecção do vulcão, Geografia,  com relação à localização do Círculo de Fogo, e Ciências, no desenvolvimento da reação química .
Proposta desenvolvida pela professora Angela Bren.
"full" link="file" "2" "https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/08/20190704_110410.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/08/20190704_105528.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/08/20190704_105541.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/08/20190704_105601.jpg|"