19 Abril, 2022

Estudantes que participam de projeto de parceria virtual refletem sobre primeiros encontros

Proposta é promovida pela Iniciativa PASCH e já acontece no Colégio Martinus há quase dois anos.

No período de 15 de fevereiro a 5 de abril de 2022, estudantes do Ensino Médio participaram de quatro encontros virtuais com os alunos da escola parceira Georg-Büchner-Schule de Erlensee, na Alemanha. Essa parceria é promovida pela Iniciativa PASCH e já acontece desde agosto de 2020.

A segunda edição, que acontece agora em 2022, conta com a participação de 16 alunos do Colégio Martinus e 16 da escola Georg-Büchner-Schule. O primeiro encontro  virtual  com os estudantes alemães deste ano aconteceu no dia 15 de fevereiro. Desde então, os grupos já se reuniram quatro vezes.  Após o último momento, realizado pelo zoom, os alunos participantes do Colégio Martinus participaram de um momento de reflexão em que compartilharam  seus sentimentos (Gefühle)  ao longo desta nova experiência em que utilizam seus conhecimentos da língua alemã para comunicar-se com estudantes alemães. Na oportunidade, eles avaliaram as  experiências (Erfahrungen) das primeiras atividades e se expressaram sobre suas expectativas (Erwartungen)  para os próximos  encontros.

Desse momento de compartilhamento, surgiu uma nuvem de palavras que demonstra sentimentos como  alegria por conhecer novos colegas, mas também ansiedade que, às vezes, temos  diante da novidade. Desafios e a  busca   pelo novo  movem também os alunos  e, assim, a expressão “Neues lernen” (aprender algo novo) destacou-se rapidamente. Porém, mantendo a devida relevância das palavras “zusammen” (juntos) , “hoffnungsvoll” (cheio de esperança”) , e “Austausch” (troca), dando um significado todo especial à  palavra “neue Erfahrungen” (novas experiências), que afinal o projeto oportuniza.

Palavras como “gut” (bom), “spannend” (cativante) não poderiam ficar de fora! E mesmo quando “ein bisschen kompliziert” (um pouco complicado) e “unverständlich” (incompreensível) aparecem, elas fazem lembrar que imprevistos e dificuldades fazem parte do processo e transformam-se na oportunidade de voltar ao “Neues lernen “ (a palavra de destaque: aprender algo novo)! E curiosamente, também se evidenciou a palavra “normal” (normal) - talvez seja a melhor  para explicar que o  “Neues lernen” é  a “nossa rotina”.