03 Abril, 2020

Extensão do período de suspensão das aulas presenciais - COVID -19

Prezadas Famílias, Durante o período de suspensão das aulas presenciais determinada pelo Decreto Estadual n.º 4.230/2020 e Deliberação n.º 01/2020 do Conselho Estadual de Educação do Paraná: “fica autorizado a realização de Atividades Escolares não presenciais para os níveis Fundamental e Ensino Médio em regime especial em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus - COVID-19”. A medida deliberativa só terá encerramento do período de suspensão das aulas presenciais sob novo Decreto do Governador ou por expressa manifestação do Conselho Estadual de Educação do Paraná. Na Educação Infantil, a deliberação do Conselho Estadual de Educação do Paraná não reconhece a modalidade não presencial, mas permite a possibilidade de execução de 800 horas de aula e não mais os 200 dias letivos. Contudo, o Colégio Martinus enviará as atividades digitais para nossas famílias da Educação Infantil, pois entendemos que isso irá ajudá-las neste período de quarentena e isolamento domiciliar. Não serão atividades obrigatórias e não iremos contabilizá-las como dia letivo. Apenas queremos ajudar e apoiar nossas famílias. Portanto, em relação à Educação Infantil, aguardamos as orientações e deliberações do Conselho Estadual de Educação sobre o fim do período de suspensão das aulas presenciais para, dessa forma, conduzirmos com tranquilidade as 800h de aula previstas para esse nível escolar. No Ensino Fundamental e Médio, a partir do dia 6 de abril de 2020, trabalharemos com Atividades Escolares não presenciais, que serão disponibilizadas na plataforma digital Google Classroom, adotada em 2019 pelo Projeto Conecta Martinus. As orientações referentes ao acesso para as atividades escolares não presenciais foram encaminhadas para o e-mail cadastrado em nosso sistema. Em caso de dificuldade no acesso, pedimos para que seja enviado um e-mail diretamente à área de tecnologia:  [email protected]. Mas, em caso de dúvidas referentes às aulas e/ou sugestões (assuntos de caráter pedagógico), pedimos a gentileza a todas as famílias que se manifestem pelos endereços do Serviço de Orientação Educacional: Unidade Centro - [email protected] Unidade Portão - [email protected] Unidade Bom Pastor - [email protected] Esta é uma situação extremamente atípica não somente ao nosso Martinus, mas a inúmeras escolas do mundo. Diariamente nos reunimos virtualmente com conselhos, diretores, equipes pedagógicas de várias instituições de ensino, pertencentes ou não à Rede Sinodal, a fim de encontrarmos boas estratégias para  o momento, de maneira que a educação não pare. Esclarecemos, portanto, ainda, alguns pontos:
  • Os professores foram capacitados e receberam os equipamentos necessários para desenvolver seus trabalhos via home office, sendo total a certeza de que tais atividades, incluindo-se as aulas e atividades digitais, as quais, compatíveis ao plano de estudos de cada nível de ensino/ano, serão executadas de maneira eficiente e adequada à transmissão e assimilação de seus conteúdos;
  • Pedimos muita atenção para as Fake News, pois em momentos de alta disseminação de informações sobre decisões ou decretos emergenciais de cunho educacional, neste sentido, o momento é de termos fontes seguras. Por isso, o Colégio Martinus informa toda sua comunidade escolar por meio dos nossos canais oficiais de comunicação e não em grupos de WhatsApp.
Sobre a questão financeira/boletos: as aulas extracurriculares (balé, futsal, teatro, jazz, judô, violão, coral, ginástica rítmica, basquete, turno integral e semi-integral), no próximo faturamento (vencimento no mês de maio), serão excluídas do boleto até que o Governo do Estado do Paraná e o Conselho Estadual de Educação determinem o encerramento do período de suspensão das aulas presenciais. Já a mensalidade do turno regular (que compreende a Educação Básica) será mantida. Nesse cenário, cada família será atendida de forma personalizada. Superaremos este momento de dificuldade unidos, contem conosco. Por isso, disponibilizamos a seguir o contato do setor financeiro: [email protected]. Por fim, destacamos que o Colégio Martinus atua há 72 anos no Ensino Presencial, portanto, não seria em uma semana que a Instituição se tornaria totalmente digital. Desde 2018, o Martinus vem investindo em infraestrutura e formação de professores para o mundo digital, mas toda mudança requer adaptações e tempo a esses novos movimentos. Nossa equipe pedagógica, funcionários e equipe diretiva permanece à inteira disposição, de segunda a sexta-feira. Estamos trabalhando home office e prestaremos nossa total atenção aos questionamentos e dúvidas que chegarem até nós.  O Colégio Martinus não parou e não parará. Esse novo modelo de atendimento, ensino e aulas é apenas uma adaptação ao atual cenário mundial.  É passageiro! Fiquem na proteção do Divino Deus. Orar continua sendo a forma mais bonita de amar alguém. Um fraterno abraço de toda a Família Martinus. Ciente de vossa compreensão, Direção e Equipe Pedagógica