08 Dezembro, 2023

Famílias participam de encontro sobre a Schultüte

Tradição da Alemanha desde o século XIX é cultivada no Colégio Martinus e faz parte da proposta pedagógica

Na quarta-feira, 6 de dezembro, ocorreu o primeiro encontro da Schultüte de 2023. Um momento  muito aguardado pelas famílias das crianças do Infantil 5 que cursarão o primeiro ano do Ensino Fundamental no Colégio Martinus em 2024. No encontro, que ocorreu na modalidade presencial na Unidade Centro, com transmissão ao vivo para a comunidade de Ponta Grossa, a coordenadora de Língua Alemã, professora Daniele Furmann, explicou para as famílias das Unidades Centro, Portão e Bom Pastor a importância dessa tradicional ação com as crianças e seus familiares. Na ocasião, a professora Micheli Rohleder (Frau Rohleder) deixou também algumas orientações sobre a organização do cone aos participantes.

A Schultüte (o cone escolar) é uma tradição na Alemanha desde o século XIX. Como o início da vida escolar é um momento muito importante para pais e alunos, e a criança espera ansiosamente pelo seu primeiro dia de aula, os pais, no ano seguinte (1º ano do EF), dão a seus filhos a Schultüte para aliviar a tensão e deixar esse dia ainda mais especial, divertido e repleto  de boas e doces surpresas. Uma ação muito significativa por promover o estreitamento de laços entre criança-família-escola e  valorizar, desde o início, a trajetória acadêmica.

Os pais, então, dão a seus filhos no primeiro dia de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental a Schultüte. As famílias levam seus filhos à escola, junto com o seu cone (Schültute), que pode ser aberto apenas lá, tornando-se, assim, um momento memorável e emocionante para todos!

Na semana que vem, dia 12 de dezembro, o mesmo evento ocorrerá na Unidade Portão.