Formação continuada promove reflexão sobre alfabetização e processos avaliativos
No último sábado, professoras regentes do Colégio Martinus - Centro e Portão estiveram reunidas para mais um momento de formação sobre os temas “Alfabetização” e “Avaliação”. O grupo 1, composto pelas professoras da Educação Infantil e dos 1ºs anos do Ensino Fundamental se reuniu, na Biblioteca do Martinus Centro para a formação “Entre Letras e Sentidos: Alfabetização e Letramento na Prática Docente”, um encontro marcado por reflexões, vivências práticas e aprofundamento teórico sobre o processo de alfabetização.
A proposta foi conduzida pela professora da casa, Sandra Silva Pereira, que atua como professora alfabetizadora há 15 anos na instituição. A recepção da formação do grupo 1 já anunciava o tom dinâmico da manhã. Ao som da música “OLÁ, OLÁ”, do grupo Batucadan, as docentes foram acolhidas com a proposta: “Entre dançando e ganhe um mimo!”.
A abertura convidou à expressão de sentimentos e expectativas para o dia. Duas professoras foram escolhidas para cantar músicas que representassem suas expectativas para a manhã formativa. Na sequência, em um grande grupo, as educadoras foram desafiadas a formar uma palavra com as 16 letras distribuídas na entrada. O resultado (INTENCIONALIDADE) tornou-se o eixo central das reflexões ao longo da manhã. A partir dela, discutiu-se a importância de saber o que fazer, como fazer e por que fazer no processo de alfabetização.
Em sua fala, a professora Sandra também apresentou algumas contribuições das neurociências para a prática pedagógica. A reflexão enfatizou a função da Educação Infantil no desenvolvimento de habilidades preditoras e precursoras da aprendizagem da leitura e da escrita, além da necessidade de sistematização dessas aprendizagens no 1º ano do Ensino Fundamental.
A parte prática da formação, em formato de oficina, ocupou um espaço gratificante da programação. As professoras vivenciaram atividades voltadas ao desenvolvimento das condições neurocognitivas essenciais à alfabetização em cada segmento. Foram apresentadas e experimentadas sugestões de “atividades permanentes”, incluindo músicas, histórias e brincadeiras que podem integrar a rotina pedagógica, fortalecendo o processo de aprendizagem. A formação do grupo 1 foi finalizada com um momento de “Ateliê”, reforçando o compromisso coletivo com uma alfabetização intencional, fundamentada e sensível às necessidades das crianças.
Já o grupo 2, composto pelas professoras regentes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental explorou o tema ”Avaliações e seus desafios”, em um debate conduzido pela professora Margrit Maas, que atua como professora regente do 5º ano da Unidade Portão e possui vasta experiência no ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no qual atuou inclusive como Coordenadora Pedagógica durante parte de seus anos como funcionária do Colégio Martinus.
A atividade iniciou com a participação das professoras regentes, trazendo suas próprias definições do que seria uma avaliação. Em seguida, foi estabelecida a conexão dos apontamentos com o que dizem os referenciais teóricos e as orientações da Lei de Diretrizes e Bases, estruturando o que seria conversado ao longo da manhã.
A professora Margrit trabalhou os aspectos avaliativos e suas nuances, trazendo a importância de ter objetivos claros e critérios bem definidos ao se preparar uma atividade em que o conhecimento adquirido possa ser mensurado através de uma nota ou conceito.
Na segunda etapa do encontro, as professoras foram separadas em grupos por série em que atuam, para escolher um texto base e montar uma avaliação de Língua Portuguesa, utilizando os critérios discutidos ao longo da manhã. Por fim, cada grupo compartilhou sua tarefa, demonstrando o conhecimento adquirido e colocando em prática a teoria trabalhada.
Foi um momento significativo em que se estabeleceram conexões entre a necessidade de se avaliar e a formulação de instrumentos coerentes, que possibilitam a demonstração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no decorrer do processo.