20 Abril, 2023

Gerente Regional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha fala aos alunos do Ensino Médio do Colégio Martinus.

O dia 17 de abril foi uma segunda-feira muito especial no Colégio Martinus!

Como parte da programação da Semana da Língua Alemã, que aconteceu entre os dias 12 e 19 de abril, o colégio teve a honra de receber o gerente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Augusto Michells, que gentilmente aceitou o convite para falar aos alunos do Ensino Médio sobre as inúmeras possibilidades que a dedicação ao estudo da Língua Alemã proporciona.

Michells iniciou a palestra relatando sua própria experiência de ter iniciado seu estudo de língua alemã em um centro de línguas universitário quando ainda era estudante de Economia. Encantado pelo idioma e pelos contatos que estabelecia através dela praticando seu hobby - montanhismo, logo decidiu trancar o curso de Economia e ingressar na faculdade de Letras - Português / Alemão da UFPR. Tornou-se professor de alemão e tradutor técnico de patentes. Em junho de 2020, ingressou nesta  renomada  câmara, atuando junto ao  cônsul honorário  da Alemanha em Curitiba.

Comparando o aprendizado do idioma alemão à atividade de  escalar montanhas, Michells  motivou os ouvintes a encarar, com determinação e entusiasmo,  os desafios que esta rica  língua proporciona e com a certeza de que, assim como alcançar o cume das montanhas proporciona vistas e experiências que só aquele que as atinge pode vivenciar, desfrutar de grandes conquistas e benefícios que a língua alemã oportuniza será possível para aqueles que ousarem e se dispuserem, de forma dedicada e constante, a alcançar seus objetivos.

Prosseguindo sua apresentação, Michells mencionou  muitas empresas alemãs sediadas no Paraná.Citou, também, algumas marcas muito conhecidas, como a Volkswagen,  e outras que muitos não associam à Alemanha. Dessa forma, mostrou o quanto produtos, marcas e conceitos alemães estão presentes no cotidiano de todos. Ressaltou que essas empresas, das mais diversas áreas e que muito contribuem não só no mundo globalizado, mas também na sociedade local , buscam por colaboradores qualificados e competentes. E que dominar a língua alemã é o grande diferencial para quem deseja conquistar uma vaga para ingressar, crescer, contribuir e ser bem-sucedido neste vasto mercado!