17 Agosto, 2021

Pequenos cientistas dos 3ºs anos

Para elaborar conceitos, é preciso investigar, experimentar, construir hipóteses e por fim comprovar.

Os alunos do 3º ano da unidade Portão realizaram uma experiência para comprovar a permeabilidade dos diferentes tipos de solo que encontramos na crosta terrestre.

Inicialmente, foram separadas as amostras contendo o solo arenoso, solo argiloso e solo humífero para análise e observação de suas características  e composição. A partir desse contato, em recipientes separados, as crianças presenciaram ao vivo sua permeabilidade jogando água. Tanto o preparo quanto a prática proporcionaram momentos de curiosidade e empolgação às crianças. Para finalizar, os alunos produziram um breve relatório com as conclusões e conceitos observados durante a prática.

O solo faz parte da camada da Terra em que nós, seres humanos, habitamos e tem grande importância para a sobrevivência dos seres vivos. Conhecê-lo e explorá-lo também faz parte do processo de conscientização e cuidados com o ecossistema.

Profª Sandra e Margrit – 3º ano A e 3º ano B – Unidade Portão