26 Junho, 2019

Professor da Escola Bom Pastor - Martinus participa de evento sobre Educação Inclusiva

Professor Fabio Borges ministrou um  minicurso no 1º Workshop de Educação Inclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Ponta Grossa

O professor  de matemática, Fabio Borges,  da Escola Bom Pastor - Martinus, ministrou o minicurso intitulado “Soroban Dourado - uma ferramenta de cálculo para aluno deficiente intelectual” no 1º  Workshop Educação Inclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR-PG.  O evento discutiu um dos grandes desafios da educação atual, a promoção de uma educação inclusiva dentro do ensino regular. Por muito tempo, crianças com algum tipo de deficiência encontravam-se matriculadas nas classes especiais. Porém, esse cenário mudou com movimentos  nacionais e internacionais que propõem a efetiva inclusão desses alunos nas classes regulares de ensino. Esses documentos foram incentivadores para elaboração de leis e diretrizes que garantam o acesso à inclusão desses alunos nas classes regulares de ensino.  Contudo, ainda é um desafio para o professor da classe regular trabalhar com esses alunos, pois é necessário conhecer as necessidades desses  estudantes, aprimorando seus conhecimentos e aprendendo a trabalhar com metodologias alternativas para contemplar a todos e oferecer ao grande grupo um ensino de qualidade.  Nesse contexto, no evento promovido por entidades da UTFPR, como o grupo de pesquisa “O ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência“, coordenado pela Profª. Drª Sani, abordou-se muito sobre essa temática, oferecendo minicursos e palestras durante toda a programação. Na ocasião, então, o professor Fabio trabalhou com um minicurso em que foram abordadas teorias que apresentam as etapas  de aprendizagem e a utilização de materiais adaptados para uma educação inclusiva.  O material utilizado na aplicação do minicurso  “Soroban Dourado”, desenvolvido em uma pesquisa de doutorado, recebeu o prêmio CAPES de melhor tese na área de educação do Brasil.  O referido material trabalha com conceitos do soroban, uma ferramenta de cálculo chinês, e do material dourado.