18 Outubro, 2022

Projeto de Parceria Virtual - Virtuelle Schulpartnerschaft

Alunos do 9º ano e do Ensino Médio, das Unidades Centro e Portão, participam do encontro virtual com alunos da Alemanha, iniciando a 3ª edição do Projeto de Parceria virtual.

No Colégio Martinus, cuja história está intimamente ligada à origem e cultura germânicas, os estudantes têm a oportunidade de aprender a Língua Alemã, o idioma de um dos países entre as maiores economias mundiais, de cientistas geniais e referência nas mais diversas áreas da Ciência eTecnologia.

E, para que os alunos sejam estimulados a estudar este idioma, é fundamental que tenham oportunidades de colocá-lo em prática de forma real, atrativa e significativa. Com esta finalidade, surgiu o projeto de parceria virtual entre o Colégio Martinus e a Georg-Büchner-Schule, de Erlensee, na Alemanha, desenvolvido pelas duas escolas desde setembro de 2020.

A Parceria entre as duas escolas foi firmada  e é fomentada pela Iniciativa PASCH  (Schulen – Partner der Zukunft/ Escolas – uma parceria para o futuro), uma iniciativa do governo alemão, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores.  Nas primeiras edições (09/2020 a 06/2021 e 10/2021 a 06/2022), o projeto abordou o tema racismo, sob o título “Eine Schule mit Courage, eine Schule ohne Rassismus.”

Para a terceira edição do projeto, que inicia em outubro de 2022 e terminará em junho de 2023, optou-se por uma temática  mais ampla, mas que provoque os alunos das duas escolas a refletir e desenvolver atividades  em conjunto que promovam atitudes de solidariedade e de cuidado com o meio ambiente. O lema, portanto, será: “Eine Schule mit Mut, eine Schule, die etwas tut!” (Uma escola com coragem, uma escola que age).

Participam alunos do 9º ano e do  Ensino Médio, das Unidades Centro e Portão. O projeto será desenvolvido em duas fases: em outubro e novembro, a prioridade será a integração e criação de vínculos entre os alunos, pois  terão oportunidade de conhecer-se, apresentar suas escolas e cidades. Na segunda fase, de fevereiro a junho de 2023, serão abordados e desenvolvidos os temas do projeto.

Os encontros com os alunos alemães acontecem em cronograma organizado pelas professoras responsáveis pelo projeto e têm cerca de 50 minutos de duração. Para preparar-se para estes encontros e elaborar trabalhos em conjunto, os alunos de cada escola participam de aulas extra-classe com suas respectivas professoras: Daniele Furmann (Colégio Martinus) e Nida Karabayir (Georg-Büchner-Schule).

Este projeto, portanto, visa proporcionar aos estudantes a convivência, ainda que virtual, entre os estudantes do Colégio Martinus e da escola Georg-Büchner-Schule, proporcionando, assim, o desenvolvimento da comunicação em língua alemã, reflexões sobre temas relevantes, e, a  partir destas, o desenvolvimento de trabalho em conjunto que promova a conscientização e atitudes para colaborar para um ambiente ecologicamente correto e ações de solidariedade.