08 Julho, 2019

Projeto dos Cinco Sentidos

Experiência desenvolvida no Infantil 4 objetivou ativar diferentes sentidos.

Os alunos do Infantil 4 da unidade Portão, a partir do  Projeto dos Cinco Sentidos, cujo objetivo é aprimorar as formas de perceber o meio ambiente, desenvolver a coordenação  fina para pinturas e colagem, identificar e estimular os sentidos e como cada um deles funciona, puderam perceber que nosso corpo é dotado de cinco sentidos e que, através deles, recebemos os estímulos e sensações. Por eles também reagimos. Por exemplo, no calor procuramos lugares frascos e no frio queremos nos aquecer. Nesse contexto, as crianças tiveram a experiência de andar descalço pelo interior do colégio. Com isso, perceberam as sensações no quente e no frio, sentiram também diversas texturas, como grama, pedrinhas e areia. Além disso, no desenrolar do projeto, foram aplicadas algumas atividades que ativaram diferentes sentidos, a partir das quais foram obtidos resultados maravilhosos, conforme exemplificação a seguir. Para audição: em um momento confortável e de relaxamento, as crianças com os olhos fechados puderam ouvir os sons dos pássaros, rios, chuva, animais e instrumentos musicais. Apenas pelo som, as crianças reconheceram cada elemento. Além disso, confeccionaram um chocalho com latinha de massa de tomate. Tato: em uma dinâmica com os olhos vendados, as crianças  tiveram que identificar seus amigos apenas pelo tato. Ao tocar no cabelo, rosto e mãos, a descoberta era feita com muita alegria. Visão: as crianças confeccionaram binóculos com rolinhos de papel. Com essa atividade, as crianças notaram a importância da visão e puderam brincar observando tudo ao seu redor.  Olfato: com os olhos fechados, puderam sentir diversos cheiros, como: creme, perfume e frutas. Sem muita dificuldade e utilizando apenas o olfato, as crianças conseguiram identificar todos os elementos. Paladar: as crianças realizaram uma deliciosa receita. Puderam vivenciar na prática como fazer seu próprio danoninho, colocando os ingredientes no liquidificador e enchendo cada copinho. Assim, puderam aguçar seu paladar e descrevê-los apenas pelo sabor. 
Proposta desenvolvida pela profª Ellen Fonseca Rosa 
"full" link="file" "https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190625_173510-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190628_160540-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190628_160609-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190628_1631080-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190628_164848-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190628_164916-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190628_165728-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190701_135329-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190701_140253-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190701_142825-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190613_143907-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190613_143918-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190613_144831-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190614_142631-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190614_142756-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190625_142923-1.jpg|,https://cdn.colegiomartinus.com.br/2019/07/20190625_173449-1.jpg|"